pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara comemora os 70 anos do Amparo Maternal

25 de agosto de 2009 - 10:52

Categorias

RenattodSousa
Amparo Maternal comemora 70 anos
Mães que tiveram seus filhos no Amparo Maternal também estavam presentes na comemoração

 

A Câmara Municipal comemorou, nesta terça-feira ( 25/08), os 70 anos do Amparo Maternal, que é a única maternidade social do País. A função do Amparo é atender mulheres grávidas e carentes que precisam ser acolhidas durante a gestação e proporcionar a elas um lugar digno para darem à luz . A proposta é do vereador Carlos Alberto Bezerra Jr. ( PSDB) .

A história do Amparo começa em 20 de agosto de 1939, quando um grupo de pessoas liderado pelo então Arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar de Alfonseca e Silva Prof. Álvaro Guimarães Filho, pela religiosa franciscana Madre Marie Domineuc, D. Úrsula de Camargo Barros percebeu que  São Paulo estava cada vez maior, e portanto havia aumentado o número de gestantes pelas ruas sem ter onde ficar, nem lugar para dar à luz. Então, o grupo começou a alugar casas para as grávidas ficarem, depois, aos poucos foram conseguindo apoio, crescendo, chegando a realizar atualmente  900 partos por mês.

Nesses 70 anos o Amparo viveu muitos desafios, mas permaneceu forte em sua função de acolher mães carentes. Em 1961, Bernadete Martins tinha 23 anos quando se viu grávida e sozinha na cidade de São Paulo. Ela havia vindo de Minas Gerais para trabalhar, mas perdeu o emprego ao ficar grávida. “ Não tinha para onde ir, então fui levada ao Amparo que ainda chamava-se Casa da Mãe Solteria. Nós tínhamos que cozinhar e ajudar nos afazeres. Hoje em dia as coisas melhoraram muito por lá”, afirmou Bernadete, que deu à luz a sua filha e continuou a morar no Amparo por alguns meses, até que arrumou um emprego.

 
O vereador Carlos Alberto Bezerra Jr., que é ginecologista e obstetra,  contou que teve a oportunidade de trabalhar no Amparo ainda quando era estudante de medicina. “ Homenagear o Amparo é homenagear a cidade de São Paulo, porque ele é um símbolo de trabalho para a construção de vida digna. É uma instituição que nos enche de orgulho. Ao abrir suas porta e acolher ao mais fraco, ele presta um serviço que vai além do parto digno”, elogiou Bezerra. 
 
Profissionais de saúde, mulheres e pessoas que fizeram parte da história do Amparo receberam homenagens na solenidade. A vice-prefeita e secretária municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Alda Marco Antonio, também esteve presente para parabenizar a instituição.

Imagens para download:
RenattodSousa
Amparo Maternal comemora 70 anos
Benedita Martins recebe flores em comemoração aos 70 anos do Amparo
RenattodSousa
Amparo Maternal comemora 70 anos
RenattodSousa
Amparo Maternal comemora 70 anos

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar