A bancada do Partido dos Trabalhadores da Câmara Municipal de São Paulo promoveu na noite desta quinta-feira (24/3) uma Sessão Solene para homenagear os 50 anos do Programa de Estudos da Pós-Graduação em Educação: História, Política e Sociedade da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). A solenidade marcou a entrega da honraria de Salva de Prata à Universidade.
O vereador Eduardo Suplicy (PT), proponente da sessão, presidiu a cerimônia. Suplicy lembrou que o curso homenageado é um dos mais antigos do Brasil e também contextualizou a criação do Programa.
“O Programa de Estudos da Pós-Graduação em Educação: História, Política e Sociedade foi criado em 1971 sob a denominação de PEPG em Filosofia da Educação, em nível de Mestrado, no movimento de reorganização da PUC-SP, que no bojo das reformas estruturais determinadas pelo Regime Militar ousou elaborar reestruturação que pudesse responder muito mais a democratização das relações internas e a qualificação de seu corpo docente dando continuidade à sua tradição de autonomia e compromisso social do que aos desígnios da Ditadura”, falou Suplicy.
Além de Eduardo Suplicy, participaram da solenidade o vereador Alfredinho (PT) e o líder do PT na Casa, vereador Senival Moura (PT), que utilizou a tribuna do Plenário 1° de Maio para falar da homenagem. “Para mim é uma grande satisfação poder participar com todos vocês dessa Sessão Solene”.
Alexssandro Santos, presidente da Escola do Parlamento da Câmara e ex-aluno do Programa de Estudos da Pós-Graduação em Educação: História, Política e Sociedade, acompanhou a cerimônia e falou sobre a importância do curso na vida dele. “Eu pude alargar os meus horizontes de compreensão da realidade e os meus horizontes de intervenção nessa realidade. Eu pude aprender que para além de uma formação acadêmica, uma universidade tem outras funções na sociedade”.
Docente e coordenadora do Programa, Leda Maria de Oliveira Rodrigues agradeceu a honraria entregue pela Câmara, contou a história da Pós-Graduação, destacou a relevância da Ciência para o país e os campos de pesquisas. “Formamos pesquisadores, profissionais da educação e professores para uma vida profissional, qualificada e crítica, semeando novos estudos, descobertas e novas práticas em nossas escolas públicas e em universidades formadoras de outros profissionais”.
O Pró-Reitor de Pós-Graduação da PUC-SP, Márcio Alves da Fonseca, também demonstrou satisfação em receber a homenagem. “Honrados em receber a homenagem que esta Casa legislativa nos concede, agradecemos pelo reconhecimento, pelo apoio e pela cumplicidade no compromisso com estes valores”.
Durante o discurso, ele ressaltou o papel da educação no Brasil, bem como o reconhecimento do Programa de Estudos da Pós-Graduação em Educação: História, Política e Sociedade .
“Está entre os seis primeiros programas da área básica da educação criados no país, sendo o terceiro Programa a oferecer o Doutorado nessa área no Brasil”, disse Márcio. “Porém, ainda que tais datas e marcos habilitem amplamente este Programa de Pós-Graduação ao recebimento desta homenagem, considero que ela se justifica, sobretudo, pela relevância do trabalho concreto, cotidiano, rigoroso, e comprometido realizado pelo Programa de EHPS nos campos da formação e da pesquisa científica em torno da educação no Brasil ”.
Assista abaixo à íntegra da Sessão Solene.