Nesta quarta-feira (28/8), a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Paulistano ao dr. Leonardo Sica, advogado criminalista e atual vice-presidente da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo). A homenagem foi proposta pelo vereador Sidney Cruz (MDB).
“Hoje estamos recebendo a advocacia do Estado de São Paulo. Homenageamos o dr. Leonardo Sica, vice-presidente da OAB-SP, doutor em Direito Penal, tem uma história com muito brilho dentro da advocacia. Sempre defendeu os princípios fundamentais em uma advocacia pujante e forte. E quando se defende a advocacia, consequentemente está se defendendo a sociedade. Me sinto muito feliz e muito honrado. É uma noite que ficará no meu coração e na minha memória”, disse o vereador Sidney Cruz.
Nascido em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, Leonardo Sica é graduado em Direito pela USP (Universidade de São Paulo) e possui mestrado e doutorado em Direito Penal. Ele é autor de diversos livros na área do direito e coautor do “Dicionário Brasileiro de Direito Constitucional”. Além de seu papel na OAB-SP, Sica foi presidente da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) e é um dos fundadores do Instituto M133, uma entidade dedicada à valorização da advocacia e ao fortalecimento do acesso à justiça.
“Eu cheguei aqui em São Paulo com 17 anos de idade, vindo do interior, e fiz toda uma vida aqui: três filhos, faculdade, profissão, pessoas, sucessos e insucessos. Então, assim, é muito especial poder viver isso. Eu agradeço demais à Câmara de Vereadores de São Paulo por estar me propiciando esse momento, que é importante para mim e para a trajetória de um advogado. Portanto, é uma homenagem a toda a advocacia também”, comentou Sica durante a cerimônia.
A sessão contou ainda com a presença de familiares, amigos e autoridades que enalteceram a trajetória profissional do advogado, como Nelson Wilians, sócio-fundador do Nelson Wilians Advogados.
“Receber o título de cidadão é uma honraria muito grande. Por que é uma honraria muito grande? Esta Casa representa a vontade do povo de São Paulo, da nossa capital. Cada vereador representa o povo, e quando a Casa concede um título de cidadão, é o acolhimento do povo de São Paulo que o Leonardo recebe. Ele se torna um conterrâneo, um fraterno, ou seja, é o laureamento de todo um trabalho desenvolvido. Eu, particularmente, sou um acompanhante da carreira do Leonardo, e ele tem plantado isso durante toda a sua carreira profissional. Então, eu particularmente confesso que fico muito feliz por vê-lo recebendo esta honraria, este reconhecimento justo e merecido”, disse Wilians.
Patricia Vanzolini, presidente da OAB-SP, também elogiou o homenageado. “Acho que é um reconhecimento muito justo. Acho que o Léo tem uma história com a advocacia e também uma história com São Paulo. Embora ele não seja de origem paulistana, ele é de Mogi, eu acho que ele fez uma vida profissional extremamente bem-sucedida aqui na capital. E não apenas isso. Ele teve uma vida de serviço prestado à advocacia e agora com a vice-presidência da OAB. Então, acho que é extremamente justo outorgar esse título, porque, afinal de contas, a capital, São Paulo, apenas engrandece em saber que tem como cidadão o Léo Sica”, destacou Vanzolini.
Fábio Malta Moreira, amigo de infância de Sica, lembrou. “Nos conhecemos na sexta série; ele sempre foi um dos melhores alunos, especialmente em redação. Na Universidade de São Paulo, também se destacou e, ao iniciar na advocacia, já era um expoente. A revista de direito internacional previu que ele chegaria a um cargo alto na advocacia do Brasil e da América do Sul. Sempre foi um amigo cordato e muito inteligente”.
Luisa Ferreira, esposa de Sica, comentou com orgulho. “A gente fica super feliz ao ver o quanto ele trabalha na advocacia. Ele viaja bastante, mas é muito dedicado. Para nós, é estranho vê-lo em uma situação tão formal, pois estamos acostumadas com ele de forma mais informal em casa. Mas estou muito orgulhosa e feliz neste dia”.
A íntegra da Sessão Solene pode ser conferida no vídeo abaixo:
Veja também o álbum de fotos da cerimônia no Flickr da CMSP. Crédito: Douglas Ferreira | REDE CÂMARA SP