RenattodSousa
Comerciante há mais de 50 anos, Su Gon Meing se dedica ao desenvolvimento social, econômico e cultural das colônias chinesas na cidade de São Paulo.
Nascido na cidade de Sek Kok, na China, em 1939, Joaquim Su, como é conhecido pelos amigos, chegou ao Brasil com 17 anos, em uma viagem de navio que durou 60 dias. Começou a trabalhar no Largo do Arouche, mudando depois para a região de Pinheiros, onde vive até hoje com a mulher e os filhos.
Nesta terça-feira, 56 anos após desembarcar no país, Su Gon Meing recebeu da Câmara Municipal de São Paulo, em sessão solene, o Título de Cidadão Paulistano, concedido pela vereadora suplente Heida Li (PPS).
Homenageamos através do Su Gon Meing toda a comunidade cantonesa. Ele foi escolhido pelos vários trabalhos que realiza ajudando ao próximo, sempre apoiando as obras sociais e sempre muito preocupado com os recém-chegados, disse a vereadora Heida.
Em todos esses anos, Su abriu várias lojas em shoppings centers em São Paulo, chegando a ser presidente da Associação de Lojistas do Shopping Aricanduva. Atualmente, emprega mais de 4 mil funcionários e é também presidente da Associação Cultural Assistencial da Liberdade (ACAL).
Eu me sinto muito honrado e satisfeito em receber essa homenagem. Não esperava receber esse título, embora tenha sempre atuado em trabalhos comunitários para as comunidades chinesa e brasileira. Fico muito contente em receber esse título, disse o homenageado.
Presente à solenidade, o cônsul-geral da República Popular da China em São Paulo, Sun Rongmao, destacou a importância desse evento para a comunidade chinesa. É um reconhecimento não apenas à própria pessoa, mas de toda nossa comunidade e das relações de amizade entre o povo chinês e brasileiro, disse.
Segundo o vereador Cláudio Fonseca (PPS), que presidiu a sessão solene, Su Gon Meing faz um trabalho muito importante de integração e intercâmbio entre os países. Ele já levou inclusive grupos de pessoas para conhecerem a cultura chinesa.
(04/09/2012 21h07)