Na Sessão Plenária desta quarta-feira (31/10), os vereadores aprovaram em segunda e definitiva votação o PL (Projeto de Lei) 356/18, do Executivo.
O PL prevê o reajuste do piso salarial para uma categoria da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e corrige as gratificações dos policiais militares do Estado de São Paulo que trabalham na assessoria da Polícia Militar junto à Prefeitura paulistana.
Conforme o PL aprovado, o piso salarial para a categoria da GCM passará de R$ 1.650,00 para R$ 2.180,00. Aproximadamente 1.200 guardas civis municipais serão beneficiados.
Segundo o vereador João Jorge (PSDB), líder do governo na Câmara, as gratificações aos policiais militares lotados na Prefeitura e o reajuste do piso salarial para uma parcela da Guarda Civil Metropolitana “estão dentro” do Orçamento do Executivo. “Tem estudo a respeito. Está acordado com a Secretaria de Fazenda do Município e com o próprio prefeito”, disse o vereador.
Sobre outros benefícios, propostos em emendas pelos vereadores Amauri da Silva (PSC) e Reis (PT), João Jorge disse que “compreende, acha justo e que em algum momento o Governo Municipal irá estudar as melhorias”.
Segundo o vereador Amauri da Silva, integrante da GCM, “seria interessante” ter o aumento do padrão salarial, favorecendo toda a Guarda Civil Metropolitana. “Nós vamos continuar negociando com o Governo para aumentar esse padrão”, afirmou o vereador.
Para o vereador Reis, a negociação com a Prefeitura para beneficiar todas as categorias da GCM vai continuar. “Esperamos que tanto a Câmara quanto o Governo possam continuar esse debate, na busca de que a Guarda seja valorizada e tenha salários dignos”, disse Reis.