Nesta terça-feira (05/05), a Câmara realizou a primeira reunião da Comissão de Estudos para debates e discussões sobre a destinação do estádio municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como estádio do Pacaembu. O secretário municipal dos Esportes, Walter Feldman, esteve presente para responder as dúvidas dos vereadores. Atualmente o complexo do Pacaembu é composto pela Praça Charles Miller, a arena dos jogos de futebol, o Museu do Futebol e o Clube Escola que contém piscina olímpica, quadra de tênis e sala de ginástica. A discussão abrange apenas o futuro da arena dos jogos. Feldman abriu a discussão dizendo que a Prefeitura está totalmente disposta a debater o assunto. “ O projeto final só será divulgado depois que todos os setores forem ouvidos pela Comissão de Estudos. Nossa preocupação é encontrar a melhor saída para o futuro do estádio.O Pacaembu não pode ser apenas um lugar para a contemplação do passado”, explicou ele.
Apesar da reforma que a Prefeitura fez no ano passado, o secretário enumerou uma série de melhorias que devem ser realizadas para que o estádio seja modernizado. “É necessário ampliar o espaço para torcedores, aprimorar o conforto, a segurança, criar uma proteção acústica, cabines corporativas e aumentar o estacionamento. A população precisa decidir quem será responsável por essa reforma. Se é o poder público ou se abriremos uma concessão para a iniciativa privada ou até uma parceria público-privada”, disse Feldman.
Toninho Paiva (PR) explicou como essa necessidade vai de encontro com a do Corinthians. “Temos dificuldades em achar um lugar para construir um estádio com a capacidade para mais de 50 mil pessoas na cidade”, disse ele.
Walter Feldman explicou que o Corinthians é o time que mais aluga o Pacaembu. “ Precisamos discutir se é tarefa pública conservar um estádio que está sendo prioritariamente usado por apenas um time”, afirmou.
O vereador Goulart (PMDB) é conhecido por sua ligação com o Corinthians, mas reafirmou que os trabalhos da comissão serão feitos com isenção e responsabilidade. “A viabilização do Pacaembu está acima de qualquer interesse”, disse ele.
O vereador Marco Aurélio Cunha(DEM) afirmou estar preocupado com as outras áreas do complexo. " Será complicado administrar em um mesmo espaço os visitantes do Museu, os frequentadores do Clube Escola e os torcedores de um provável clube que receba a concessão", disse ele
Participaram da reunião os vereadores Danton Silvano(PSDB) ( presidente), Domingos Dissei ( DEM) , Goulart (PMDB), Marco Aurélio Cunha (DEM), Jamil Murad ( PC do B), Juscelino Gadelha ( PSDB), Toninho Paiva( PR), Jooji Hato(PMDB), Netinho de Paula (PC do B) e Ítalo Cardoso(PT).
|