Em Sessão Extraordinária realizada nesta quarta-feira (15/12), foram conhecidos os novos integrantes da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos da Câmara Municipal de São Paulo em 2022.
O processo eleitoral escolheu o presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1° secretário, 2° secretário, 1° suplente e 2° suplente da Casa. Também foi definido o novo corregedor-geral da Câmara. A posse da nova Mesa Diretora será no dia 1º de janeiro de 2022.
O vereador Milton Leite (DEM) foi reeleito presidente da Câmara com 49 votos favoráveis. O concorrente, vereador Celso Giannazi (PSOL), recebeu 6 votos. Durante a eleição, Leite apresentou um balanço em vídeo dos trabalhos realizados em 2021, quando também esteve à frente do Legislativo paulistano.
O presidente da Câmara ainda agradeceu o apoio dos vereadores e disse que, no próximo ano, o Legislativo paulistano pautará sua atuação no diálogo. “Quero manter, nesse próximo ano de 2022, que possamos trabalhar em favor dessa cidade, em favor do Parlamento, aquilo tudo que for possível. E as dificuldades, estaremos superando juntos. Nós temos que acreditar que o diálogo é possível, isso é o mais importante”, afirmou Leite.
Para a 1ª vice-presidência da Câmara, foi reconduzida a vereadora Rute Costa (PSDB), que recebeu 47 votos favoráveis. Ela exercerá a função ao longo de 2022. “Eu gostaria de agradecer a todos pela confiança e pelos votos”, destacou Rute.
O vereador Atílio Francisco (REPUBLICANOS) foi escolhido para ocupar o posto de 2° vice-presidente, com 48 votos favoráveis. Ele também foi reeleito para o cargo.
Já o vereador Alfredinho (PT) foi eleito 1° secretário, com 42 votos favoráveis e cinco abstenções.
Reeleito 2° secretário, o vereador Fernando Holiday (NOVO) foi escolhido para o cargo com 39 votos a favor e seis abstenções.
Suplentes
Para a 1ª suplência da Mesa Diretora, também foi reeleito o vereador George Hato (MDB), que obteve 45 votos favoráveis e um voto contrário do vereador Camilo Cristófaro (PSB).
A 2ª suplência ficou com o vereador Milton Ferreira (PODE), reeleito para o cargo com 46 votos a favor.
Corregedor-geral
Por fim, foi reeleito para corregedor-geral da Câmara Municipal de São Paulo o vereador Gilberto Nascimento Jr. (PSC), com 47 votos favoráveis. O vereador foi candidato único ao cargo. “Queria agradecer os votos, me comprometendo a continuar sendo o mais justo e equilibrado na corregedoria”, ponderou Nascimento Jr.
Assista à íntegra da Sessão Extraordinária que elegeu a Mesa Diretora da Câmara no vídeo abaixo: