Legislativo paulistano também integra relação das entidades públicas e privadas responsáveis pelo fórum
Com o objetivo de articular políticas públicas e promover ações para a plena efetivação dos direitos da pessoa com deficiência, foi realizado nesta terça-feira (5/12), na Câmara Municipal de São Paulo, o seminário de lançamento do Fórum Paulista para Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência. O evento também faz referência ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no último domingo, dia 3 de dezembro.
Iniciativa da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, com apoio da Plataforma de Atendimento em Libras por Videochamada (Icom), o Fórum Paulista para Acessibilidade conta com cerca de 30 entidades públicas e privadas como parceiras. Além da própria Câmara de São Paulo, ainda integram o Fórum os Ministérios Públicos Federal e Estadual, Assembleia Legislativa, Delegacia da Pessoa com Deficiência, Tribunal de Contas do Estado, órgãos do Poder Judiciário, universidades públicas, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), entre outros.
Na abertura do evento, o vereador André Santos (REPUBLICANOS), segundo vice-presidente da Câmara e responsável pela condução dos trabalhos, falou sobre as perspectivas que o evento traz. “Primeiro, permitir através das redes sociais da Câmara Municipal, dos nossos canais de comunicação, o maior entendimento da realidade, do que é a situação das pessoas com deficiência. Nós vivemos em um país que prega muito a inclusão e, muitas vezes, isso não acontece com a pessoa com deficiência. Então, um fórum como esse vai trazer à baila alguns assuntos, alguns temas, à realidade do dia a dia das pessoas com deficiência e vai permitir, inclusive, que nós como vereadores da Câmara Municipal, por termos uma visão mais ampliada do tema, conseguirmos tomar decisões mais assertivas na hora de propor leis, na hora de decidir sobre o que será aprovado aqui na Casa”, afirmou.
Idealizador do Fórum Paulista para Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, o ex-secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, exaltou o fato do seminário ser realizado na Câmara. “A Câmara é a casa da população de São Paulo, do cidadão, do munícipe e é muito bom estar aqui. Estando aqui, a possibilidade de falar com vários públicos é muito maior, então eu gosto muito dessa Casa e agradeço a oportunidade de estar aqui nesse lançamento, que é muito importante”, ressaltou.
“É muito importante falarmos sobre deficiência, sobre inclusão. As pessoas com deficiência ainda sofrem no Brasil em várias frentes. As coisas melhoraram, sem dúvida, mais políticas públicas [foram criadas], mas o buraco ainda é fundo, o gap, o abismo ainda é grande. Então, é bom falar sobre deficiência, sensibilizar sobre deficiência, fazer com que as pessoas tenham mais conhecimento sobre o tema e o Fórum”, completou Torquato.
Ao longo do seminário de lançamento do Fórum, mesas temáticas abordaram temas como a aplicação da LBI (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência; a luta política das pessoas com deficiência; acessibilidade no trabalho e digital; ações concretas e prioridades da pessoa com deficiência no Brasil.
Participante do evento, Marly Santos comemorou a possibilidade do Fórum ser um espaço de discussão voltado não apenas às pessoas com deficiência, mas para toda a sociedade. “Acho muito importante porque, antigamente, nós fazíamos eventos para nós mesmos. Isso mudou, agora fazemos eventos para todos, porque nós queremos ser incluídos como cidadãos, como pessoas com deficiência”, comentou.
A íntegra do evento pode ser conferida no vídeo abaixo: