pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Um comentário

Paulo Tadeu Mattos

Parabenizo a câmara pela justa homenagem feita à Sra. GINA ARIETTI, da TV SOSITE, na data de ontem 20.09.2023
Vereadores dessa legislatura estão mudando a câmara de forma positiva.
Muito obrigado.

Responder

Câmara de SP cassa pela 1ª vez na história vereador que quebrou decoro parlamentar por racismo

Por: ASSESSORIA DE IMPRENSA

19 de setembro de 2023 - 18:35

Perda do mandato de Camilo Cristófaro foi aprovada por 47 dos 55 parlamentares

Em decisão histórica no país, o Plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça-feira (19/9) a cassação do mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante) por quebra de decoro parlamentar, após uma fala racista feita durante uma CPI em maio do ano passado.

A perda do mandato foi aprovada por 47 dos 55 vereadores. O quórum necessário para a cassação era de 2/3 dos parlamentares, ou seja, 37 votos. Houve 5 abstenções, uma ausência e nenhum voto contrário. Camilo e Luana Alves (PSOL) estavam impedidos de votar por serem partes do processo.

“Cassar o mandato de um parlamentar é uma decisão difícil, não é algo que os demais vereadores fazem com prazer. No entanto, é uma decisão que atesta a seriedade da Câmara Municipal de São Paulo. A mensagem que a maior Câmara Municipal da América Latina passa hoje é de não ao racismo e não a todo tipo de preconceito. Esse tipo de atitude não pode mais ser tolerada, dentro e fora desta Casa”, diz o presidente da Câmara, vereador Milton Leite (União). “Todo o processo ocorreu com muita transparência e responsabilidade, garantindo amplo direito à defesa e ao contraditório”, afirma Leite.

A sessão de julgamento de Cristófaro durou cerca de três horas e incluiu, além de pronunciamentos dos vereadores, a fala do advogado Ronaldo Alves de Andrade, defensor do acusado.

Com a cassação do agora ex-vereador, assume o mandato o primeiro suplente do PSB, Adriano Santos.

Veja a íntegra da sessão de julgamento: https://www.youtube.com/watch?v=xB_HCadYpNE

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar