A ativista dos direitos humanos Clare Catherine Dixon foi homenageada com o Título de Cidadã Paulistana na noite desta sexta-feira (29/11). A Sessão Solene foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo e presidida pelo vereador Manoel Del Rio (PT), proponente da entrega da honraria.
Clare nasceu na cidade de Hartlepool, nordeste da Inglaterra, onde viveu até ingressar na faculdade. Aos 18 anos, frequentou a universidade da cidade Coventry, onde estudou história moderna e línguas modernas. Ela é a diretora para a América Latina da CAFOD (Catholic Agency for Overseas Development), a agência de ajuda e solidariedade da Conferência dos Bispos Católicos da Inglaterra e do País de Gales.
“Eu a conheço há muitos anos, acho que desde 1979, e ela e a CAFOD fazem um trabalho de solidariedade com as pessoas que mais precisam no Brasil, mas especialmente na cidade de São Paulo. Nós estamos prestando essa homenagem porque a CAFOD e a Clare Dixon são exemplo de solidariedade permanente e que isso se reproduza e continue, tanto que eles estão no Brasil até hoje. A gente quer marcar essa questão da solidariedade, que a Clare e a CAFOD têm esse compromisso de vida, de solidariedade com os povos que têm alguma dificuldade na vida, algum problema de direito. É um orgulho para nós prestar essa homenagem”, afirmou o parlamentar.
Sua primeira visita ao Brasil foi em 1979. Na década de 80, passou a fortalecer diversos movimentos sociais apoiados por Dom Paulo Evaristo Arns. Neste período, conheceu militantes das lutas operárias, do campo e da cidade. Desde então, tem contribuído com o fortalecimento de entidades em defesa dos direitos humanos, do acesso à terra, teto, trabalho e território.
A homenageada participou de forma remota do evento, já que está na Guatemala. Ela disse que estava bastante emocionada em receber a honraria do Legislativo paulistano. “Quanta emoção me dá receber este título tão importante, estou profundamente agradecida e encantada. Eu queria muito estar aí com vocês para esta grande cerimônia e abraçar a cada um de vocês. Eu conheci o Manoel na minha visita ao Brasil. Foram tempos difíceis, obscuros da ditadura militar e o Manoel trabalhava junto ao movimento dos trabalhadores, do movimento de moradia, a luta dos sem-teto na zona leste e, sobretudo, na luta das mulheres por moradia digna, com o lema ‘nenhuma mulher sem casa’. Naquele tempo eu fui inspirada por exemplo do Manoel e também de outros tantos amigos e amigas. Por mais de quatro décadas eu tive o privilégio de caminhar ao lado de vocês, cidadãos de São Paulo que trabalhavam e trabalham, e lutam pela democracia e para construir uma cidade e um futuro baseados na justiça, dignidade, inclusão, solidariedade e sustentabilidade”, enfatizou Clare Dixon.
Clare também tem reconhecida atuação na cidade de São Paulo na defesa da garantia de direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade. “A Clare é uma mulher muito inspiradora. Ela, pode muitos e muitos anos, apoiou os projetos no Brasil e na América Latina, mas o Brasil, São Paulo tem um lugar especial no coração da Clare. Ela acompanhou greves, os movimentos sociais por luta por direitos, e ela tem esse compromisso até hoje. Então, eu acho que esse título para ela é maravilhoso. Vocês não imaginam a felicidade dela sendo inglesa receber um Título de Cidadã de São Paulo, cidade que ela ama”, destacou Cecília Iório, que representou a homenageada na cerimônia.
Veja a íntegra da Sessão Solene no vídeo abaixo:
Confira também o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Douglas Ferreira | REDE CÂMARA SP