Empresário e ativista social, o carioca Celso Athayde, de 57 anos, recebeu o Título de Cidadão Paulistano da Câmara Municipal de São Paulo na noite desta quarta-feira (11/11). Nascido na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, Athayde é especialista em favelas e periferias.
O mais novo cidadão paulistano é o fundador da Central Única das Favelas, uma organização não governamental que promove ações políticas, sociais, culturais e esportivas. Athayde é o idealizador da Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas, e da Liga Internacional de Basquete de Rua.
Na área cultural, Celso está ligado a nomes do hip-hop, como MV Bill e Nega Gizza. Ele também é autor de best sellers e coautor de livros como, por exemplo, Falcão – Mulheres do Tráfico. Entre os trabalhos no audiovisual, Athayde dirigiu e produziu o documentário Falcão – Meninos do Tráfico.
Amigos e pessoas que trabalham com o homenageado deram depoimentos e reconheceram os projetos sociais que beneficiam milhares de famílias em favelas de todo o Brasil. A vereadora Patricia Bezerra (PSDB), proponente da honraria, presidiu a Sessão Solene.
Da tribuna do Salão Nobre, onde aconteceu a solenidade, Celso Athayde iniciou o discurso de agradecimento com a típica interjeição paulistana. “Orra meu”. Na sequência, o homenageado contou um pouco da história de vida e a relação dele com a capital paulista. “Eu sempre via a imponência e a potência dessa cidade. Como todo menino sonhador, eu dizia que um dia eu ia ganhar essa cidade”.
A íntegra da Sessão Solene está disponível aqui.