A Câmara Municipal de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (29/9) os nomes dos 33 alunos selecionados para participar da primeira edição do Prêmio Parlamento Jovem – Ensino Médio. Os participantes estão matriculados no 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio regular em escolas públicas ou privadas e foram selecionados por uma comissão avaliadora formada por vereadores.
Os estudantes enviaram um Projeto de Lei escrito nos moldes estabelecidos pela Câmara e pensando em soluções para problemas da capital paulista, buscando aumentar a qualidade de vida de quem mora na cidade.
Além disso, os selecionados escolheram representar um dos doze partidos criados para o Parlamento Jovem: Assistência Social; Cultura; Defesa do Consumidor; Educação; Emprego; Esportes, Lazer e Recreação; Habitação; Meio Ambiente; Planejamento Urbano; Saúde; Segurança Urbana e Trânsito e Transporte.
Educação foi o partido preferido, sendo escolhido por nove (27%) dos 33 jovens. Na sequência, veio Saúde, escolhido por sete (21%), e Assistência Social, escolhido por seis (18%) dos 33 alunos.
As atividades presenciais do Parlamento Jovem Ensino Médio estavam previstas para acontecer nos dias 18 e 22 de outubro de 2021, mas foram canceladas em cumprimento ao ato 1522/2021, que suspende a realização de eventos presenciais devido à pandemia do novo coronavírus. A Equipe de Eventos entrará em contato com os alunos inscritos nos próximos dias para mais esclarecimentos.
Sobre o Prêmio Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem Ensino Médio – Vereador Dr. Farhat foi criado na Câmara Municipal de São Paulo em 17 de dezembro de 2019, com o objetivo de possibilitar a vivência para estudantes do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, com diplomação e exercício de mandato.
O nome do evento é uma homenagem ao ex-vereador José Rogério Shkair Farhat, que criou em 2001 o “Parlamento Jovem Paulistano”, para alunos do Ensino Fundamental.
A primeira edição deveria ter acontecido em 2020, mas foi cancelada pelo agravamento da pandemia de Covid-19.
Confira aqui a lista dos 33 selecionados.