Também na sessão desta sexta, o Plenário elegeu o corregedor-geral
Os integrantes da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo para o exercício de 2024 foram conhecidos nesta sexta-feira (15/12). Durante o processo eleitoral foram escolhidos o presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1° secretário, 2° secretário, 1° suplente e 2° suplente da Casa. Também foi definido o novo corregedor-geral da Câmara.
O vereador Milton Leite (UNIÃO) foi eleito presidente da Câmara com 49 votos. A concorrente à presidência da Casa, vereadora Luana Alves (PSOL), recebeu 6 votos. Milton Leite agradeceu a confiança dos parlamentares, prezou pelo bom relacionamento entre os partidos e destacou o trabalho realizado em 2023, especialmente para a população que vive em situação de vulnerabilidade social.
Milton também afirmou que no ano que vem ele se despede da carreira política na Câmara Municipal de São Paulo. “Estou muito orgulhoso de presidir a Câmara Municipal de São Paulo. Me despeço, porque é a última vez que disputo, com certeza, a presidência. Não voltarei para esta Casa em 2025”.
Para a 1ª vice-presidência da Câmara, o vereador João Jorge (PSDB) foi eleito com 47 votos favoráveis. “Eu sou um apaixonado pelo Parlamento, sou um apaixonado pela democracia, eu sou um apaixonado por esta Casa, eu sou apaixonado por São Paulo, pelo povo de São Paulo, e eu quero aqui hoje demonstrar minha total gratidão aos meus colegas que sabem que eu gosto de democracia, que sabem que eu gosto da articulação política”.
O vereador Atílio Francisco (REPUBLICANOS) foi escolhido para ocupar o cargo de 2° vice-presidente. Ele recebeu 48 votos. Atílio agradeceu a confiança. “Nós temos aqui vereadores verdadeiramente à altura daquilo que a cidade de São Paulo precisa. Todos têm a sua função, todos têm a sua visão, todos têm a sua concepção de trabalho. São vereadores que realmente valorizam a Câmara Municipal de São Paulo e trabalham com muita disposição pelo bem de todo o povo paulistano”.
Já o vereador Alessandro Guedes (PT) será o 1° secretário. Ele foi eleito com 53 votos. “Estar na Mesa mais um ano ao lado de todos que estão sendo eleitos e do presidente Milton é uma honra para continuar o trabalho que a gente tem feito”. Eleito para o cargo de 2° secretário, o vereador Marlon Luz (MDB) foi escolhido com 47 votos. O parlamentar também falou sobre a importância do cargo para a Casa. “A 2ª secretaria também faz parte importante da Mesa, pois valida o trabalho da Mesa, da presidência. Tudo que é feito pela Câmara Municipal tem o aval da 2ª secretaria. É um trabalho muito importante que vamos seguir fazendo em 2024”, disse Marlon Luz.
Suplentes
Para a 1ª suplência da Mesa Diretora foi eleito o vereador Dr. Milton Ferreira (PODE), que obteve 46 votos. “Participar da Mesa para mim é uma honra, é um voto de confiança que os nobres colegas vereadores concederam a mim. Irei respeitar, irei lutar sempre para que esse mandato seja um mandato sóbrio, sempre fazendo o melhor para a nossa população de São Paulo”.
A 2ª suplência ficou com o vereador George Hato (MDB), eleito com 47 votos. “Uma expectativa de 2024 com muitos avanços aqui na Câmara Municipal de São Paulo, na liderança do nosso presidente Milton Leite, que tem uma larga experiência. Me sinto muito honrado de ser indicado pela bancada à 2ª suplência e fazer parte da Mesa”.
Corregedor-geral
Por fim, foi eleito para corregedor-geral da Câmara Municipal de São Paulo o vereador Rubinho Nunes (UNIÃO), com 48 votos favoráveis. “Quero agradecer a todos os colegas pela confiança nessa tarefa um tanto quanto inglória e espero que, ao contrário de 2023, tenhamos um ano mais tranquilo em 2024. Muito obrigado a todos, a cada um de vocês pelo voto e pela confiança”.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (19/12) da semana que vem, às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Assista à Sessão Plenária que elegeu a Mesa Diretora e o Corregedor-Geral da Câmara Municipal de São Paulo para 2024.