Os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo realizam a eleição da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos em 2023 em uma Sessão Extraordinária na quinta-feira (15/12), a partir das 11h.
A eleição está prevista no Regimento Interno do Legislativo paulistano. Serão eleitos presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, além de dois suplentes e do corregedor.
Cabe aos componentes da Mesa direcionar os trabalhos legislativos e gerenciar os serviços administrativos. Em reuniões periódicas, os vereadores que fazem parte do colegiado tratam dos assuntos pertinentes à Câmara e dão publicidade a atos e decisões.
Os parlamentares escolhidos por seus pares para compor a Mesa tomam posse sempre em 1° de janeiro. O mandato é de um ano. Por conta da mudança recente na Lei Orgânica do município, agora são permitidas mais duas eleições para o mesmo cargo. Antes, era permitida apenas uma eleição para a mesma função.
O presidente da Mesa e os vices direcionam os trabalhos em Plenário. Já os secretários são responsáveis pelos contratos administrativos. E cabe ao corregedor-geral zelar pelo cumprimento das normas definidas pelo Regimento Interno.
Transmissão
Acompanhe a eleição da Mesa Diretora, ao vivo, pelo Portal da Câmara, e rede sociais do Legislativo paulistano como o canal Câmara São Paulo no YouTube.