pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Câmara de SP empossa o prefeito Ricardo Nunes

O vice-prefeito coronel Mello Araújo também tomou posse na Casa nesta quarta

Por: MARCO CALEJO
DA REDAÇÃO

1 de janeiro de 2025 - 16:54
Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) tomou posse na Câmara Municipal de São Paulo na tarde desta quarta-feira (1/1). Durante a Sessão Solene, Nunes assinou o termo de compromisso e fez um pronunciamento no Plenário 1° de Maio.

Reeleito para o segundo mandato, o prefeito Ricardo Nunes, de 57 anos, utilizou a tribuna para discursar. Ele lembrou da época em que atuou como vereador da Câmara Municipal e fez agradecimentos à Casa. “Sob a sua Presidência (Milton Leite), e com os vereadores que até então faziam parte desta legislatura, aprovaram 102 leis do Executivo. São 102 leis que mudaram, estão mudando e vão mudar a vida das pessoas”.

O prefeito reconheceu os desafios da administração municipal e destacou as prioridades da capital paulista para os próximos quatro anos. “Não existe um progresso sem ordem”. Nunes também fez menção ao Bruno Covas (1980 – 2021), que iniciou o mandato passado à frente da Prefeitura. Ricardo Nunes reiterou ainda a grandeza da capital paulista.

“As lições de Bruno Covas me serviram como rumo e alento. Procurei e sempre procurarei seguir as suas palavras: ‘Não há tempo para personalismo e arrogância. São Paulo é maior e mais importante do que qualquer um de nós’ ”, disse Nunes.

Durante o discurso, Ricardo Nunes falou sobre os momentos difíceis que a administração enfrentou por conta da pandemia. Nunes também destacou as principais ações do governo realizadas entre 2021 e 2024 para diferentes áreas da cidade – como saúde, segurança pública, tecnologia, educação, habitação social, economia, transporte público, infraestrutura, assistência social e meio ambiente.

“Tivemos um investimento recorde de R$ 36,4 bilhões. Isso é mais do que o dobro do que foi feito nos quatro anos anteriores”, disse o prefeito.

Em outro ponto da fala, o prefeito destacou o trabalho da Câmara Municipal de São Paulo e a importância de uma relação positiva com o Legislativo paulistano em prol da população da capital paulista. “Nos apoiou em todos os projetos fundamentais”.

“Iremos inovar sempre, apresentar novas políticas públicas que mudam para melhor a vida das pessoas, como fizemos no primeiro mandato. São Paulo não pode parar. Não podemos nunca nos acomodar. A cidade vai mudando, e temos que mudar com ela. Temos de evoluir, buscar novas soluções”, disse Nunes. “Ser prefeito de São Paulo é a minha realização. Não tenho nenhuma outra ambição, a não ser cuidar das pessoas dessa cidade”.

Prefeito Ricardo Nunes

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) está à frente da administração da capital paulista desde maio de 2021. Nunes, que iniciou o mandato 2021/2024 como vice-prefeito, assumiu a Prefeitura de São Paulo após a morte do então prefeito Bruno Covas (1980 – 2021). Covas morreu em 16 de maio de 2021 aos 41 anos, vítima de um câncer.

Nunes foi vereador na Câmara Municipal de São Paulo por dois mandatos, entre 2013 e 2016 e de 2017 a 2020. Na Câmara, entre os trabalhos de destaque, ele foi relator da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e presidiu a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Evasão Fiscal.

A Comissão apurou fraudes de sonegação de ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) por simulação de endereço. Ou seja, empresas que mantinham sedes de fachada em outras cidades para reduzir o recolhimento do imposto. A CPI recuperou R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos.

Vice-prefeito

Também nesta tarde, a Câmara Municipal de São Paulo  empossou o vice-prefeito Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo (PL). Ao lado do prefeito Ricardo Nunes (MDB), Mello Araújo integrou a mesa da Sessão Solene.

O vice-prefeito, de 53 anos,  é coronel aposentado da Polícia Militar e ex-comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar). Formado na Academia Militar do Barro Branco, ele é bacharel em Direito e Educação Física, com pós-graduação em fisiologia do exercício. Da tribuna, ele fez a leitura do termo de compromisso e discursou.

“Temos que pensar na palavra união. Hoje, estamos todos em uma missão: a de fazer da nossa cidade um exemplo para o país, de mostrar respeito ao dinheiro público, um exemplo de gestão, de transformar a vida das pessoas em algo melhor. De facilitar, de dar segurança, saúde, educação, mobilidade, ou seja, tudo o que este povo precisa”, falou o vice-prefeito.

O vice-prefeito falou ainda sobre a oportunidade de participar da administração da maior cidade da América Latina. “Vamos vencer juntos, sem protagonistas, sem este é o melhor, este é lacrador, este indiciou ou aquilo é meu. Vamos trabalhar para o povo, fazer para a cidade de São Paulo. Se estivermos unidos, com boas leis para a cidade, com boa administração, com certeza o time ganha”, falou Mello.

Assista aqui à Sessão Solene com os discursos de posse do prefeito e do vice-prefeito.

Confira também o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP

Posse Prefeito e Vice Prefeito

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar