A Câmara Municipal de São Paulo realizou uma Sessão Solene, nesta quarta-feira (7/12), para entrega da 1ª edição do Prêmio Ruth Sonntag Nussenzweig, homenagem concedida a mulheres cientistas, médicas ou profissionais da saúde que se destacaram no setor de pesquisa científica ou no avanço da medicina. A premiação foi instituída por meio da Resolução nº 19/2021.
Uma comissão julgadora formada por vereadores da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher e por quatro vereadores/vereadoras designados pela Presidência avaliou mulheres que são destaque na medicina, demais áreas da saúde e na pesquisa científica e escolheu as premiadas de 2022. Conheça as profissionais contempladas:
– Profa. Dra. Albertina Duarte Takiuti: graduada em medicina pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), com mestrado e doutorado em Ginecologia pela USP (Universidade de São Paulo). Coautora do 1º livro infanto-puberal (1975) e de 10 livros. É coordenadora do Programa Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo e coordenadora estadual de Políticas para Mulher. Indicada pela vereadora Sandra Santana (PSDB).
– Profa. Dra. Carmen Lucia Albuquerque de Santana: mestra em Saúde Mental e doutora em Ciências pela USP. Há mais de 25 anos desenvolve assistência, ensino e pesquisa com base em projetos participativos voltados à saúde mental de populações vulnerabilizadas, especialmente da população em situação de rua, imigrantes e refugiados. Indicada pelo vereador Eduardo Suplicy (PT).
– Profa. Dra. Carmen Simone Grilo Diniz: concluiu residência, mestrado e doutorado em Medicina pela USP, onde é professora titular do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade na Faculdade de Saúde Pública. Tem Pós-doutorado no King’s College London, Women’sHealth Division. Contribuiu para a inclusão de variáveis inovadoras sobre intervenções no parto e para a criação de uma epidemiologia da assistência. Indicada pela vereadora Juliana Cardoso (PT).
– Profa. Dra. Ester Cerdeira Sabino: doutora em Imunologia pela USP e diretora do Instituto de Medicina Tropical, por onde integrou o grupo de cientistas que combateram a crise da Covid-19 e tornou-se a responsável pelo primeiro sequenciamento de Sars-CoV-2 na América Latina. Indicada pela vereadora Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO) e pelo vereador Bombeiro Major Palumbo (PP).
– Profa. Dra. Thais Mauad: doutora pela USP e pós-doutora pela Leiden University Medical Center (HOL). Atua nas áreas de patologia pulmonar e ambiental, com ênfase em asma e outras doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Indicada pelo vereador Xexéu Tripoli (PSDB).
Sobre Ruth Sonntag Nussenzweig
Ruth Sontag Nussenzweig, nasceu na Áustria, em 1939 e aos 11 anos veio para o Brasil com seus pais médicos, fugindo da perseguição nazista. Ruth formou-se em medicina pela USP e fez sua trajetória na pesquisa com estudos sobre a doença de Chagas e contribuições importantíssimas no desenvolvimento da vacina contra a malária. A professora e pesquisadora faleceu em 1º de abril de 2018, deixando um grande legado para a ciência.
Para conferir a sessão solene, na íntegra, clique no vídeo abaixo:
Parabéns à essas mulheres incríveis que levam a ciência e o cuidado da população a sério neste país e promove o crescimento da pesquisa pública e de qualidade!