Todos os anos, desde 2014, a Câmara Municipal de São Paulo reconhece ações que beneficiam a segurança da população paulistana. Na tarde desta segunda-feira (16/11), o Plenário 1º de Maio reuniu guardas civis metropolitanos, representantes da sociedade civil, de Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança), da Polícia Militar e oficiais das forças armadas para a entrega da Medalha e Diploma Jânio Quadros.
Devido à pandemia da Covid-19, a solenidade seguiu os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde com a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção facial e o distanciamento social. A sessão foi presidida pela vereadora Edir Sales (PSD), coautora da lei que criou a honraria. “A razão desta solenidade é prestar um justo reconhecimento aos profissionais da segurança pública no exercício de suas funções”.
A Comandante Geral da GCM (Guarda Civil Metropolitana), Inspetora Superintendente Ilza Paulino, ressaltou a honraria. “É a Medalha (Jânio Quadros) que a gente considera mais significativa para o efetivo da Guarda Civil Metropolitana”.
O deputado estadual Coronel Telhada (PP), autor da lei que instituiu a Medalha Jânio Quadros na época em que ocupou uma cadeira no Legislativo paulistano, entre 2013 e 2015, participou da solenidade. “Tenham certeza de que se os senhores e as senhoras foram escolhidos para receber essa condecoração, é porque a merecem”.
O secretário municipal de Segurança Pública, Celso Monari, também acompanhou a Sessão Solene. “Quero parabenizar a todos pela honraria, que simboliza o reconhecimento da sociedade paulistana”.
Em nome de todos os homenageados, o Coronel do Exército Brasileiro José Arnon dos Santos Guerra agradeceu a condecoração da Câmara Municipal de São Paulo. “Me sinto extremamente honrado e falo em nome de todos os homenageados aqui nesta data”.
O Vice-Almirante e Comandante do 8º Distrito Naval, Sérgio Fernando de Amaral Chaves Júnior, falou sobre a condecoração recebida. “Não poderia deixar, de em nome da Marinha, agradecer essa homenagem”.
A pedido da vereadora Edir Sales, o Padre Fabiano Micale de Almeida, homenageado e representante da sociedade civil, fez uma oração no Plenário 1º de Maio.
Medalha e Diploma Jânio Quadros
O prêmio é referência ao ex-presidente da República e ex-prefeito da capital paulista Jânio Quadros (1927 – 1992). Foi dele a iniciativa de oficializar a GCM na cidade, em 1986.
Homenageados
Na premiação deste ano, que está na 7ª edição, o Legislativo paulistano condecorou 90 personalidades, sendo 70 integrantes da GCM, 10 da sociedade civil e 10 militares. Confira aqui a relação dos homenageados.
Assista aqui à Sessão Solene de entrega da Medalha e Diploma Jânio Quadros.