O Sinafresp (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo) recebeu, nesta sexta-feira (26/4), a Salva de Prata oferecida pela Câmara Municipal de São Paulo. A honraria é entregue a instituições, organizações sociais, fundações ou entidades, como forma de destacar os serviços prestados para a cidade. A Sessão Solene, realizada no Plenário 1º de Maio, foi presidida pelo vereador Gilson Barreto (MDB).
“É uma classe que alavanca a economia não só da cidade, mas também do Estado de São Paulo. Tem prestado relevantes serviços, principalmente à nossa economia, ao desenvolvimento do Estado, e o alicerçar desse Estado de São Paulo, que é um exemplo pro nosso Brasil. E esse segmento, para nós, é uma satisfação muito grande homenagear nesta data”, disse o parlamentar que propôs a honraria.
Fundado em 26 de novembro de 1988, o Sinafresp surgiu com o intuito de valorizar e representar os auditores fiscais da Receita Estadual de São Paulo. O sindicato atua em defesa dos direitos e interesses da categoria e promove diversos debates sobre a importância da educação fiscal no Brasil, como a função social dos tributos e a publicação trimestral do Boletim Fisco Paulista. A entidade civil, autônoma e sem fins lucrativos, também participa ativamente de articulações políticas realizadas no Poder Legislativo.
Para o presidente do sindicato, Marco Antônio Chicaroni, receber esta homenagem no ano em que o Sinafresp comemora 35 anos é muito especial. “Nós somos um sindicato estadual, né? Então, quando a gente vem aqui na Câmara Municipal de São Paulo e somos tão bem recebidos aqui nesse ambiente nobre, a convite do vereador Gilson Barreto, para recebermos essa homenagem que reconhece o trabalho, o serviço, a contribuição do Sinafresp para a cidade, a gente fica muito satisfeito com isso, porque, de certa forma, é uma extrapolação dos nossos limites, né? E a gente tem muito prazer”.
Para o diretor de Atendimento e Gestão da Sefaz (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo), Marcel José Siqueira, mais do que um reconhecimento, a homenagem traz visibilidade para a classe dos auditores fiscais de renda.
“A gente é um sindicato de uma carreira que, apesar da importância, não é uma carreira tão conhecida como o sindicato de carreiras maiores, como professores, como outras carreiras, assim, tão importantes quanto. E quando tem algum evento, um reconhecimento, isso mostra para a sociedade o quão importante é a nossa carreira, que é de onde você tem a arrecadação dos tributos do Estado de São Paulo, que é de onde vem o pagamento dos salários, os recursos para as obras, enfim. É onde a gente consegue trazer recursos para que a máquina pública seja movimentada”.
Confira abaixo a íntegra da Sessão Solene.
Veja também o álbum de fotos da cerimônia, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: André Bueno | REDE CÂMARA SP