A Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (19/8), a Sessão Solene do Dia do Reconhecimento aos Delegados de Polícia Aposentados. O objetivo é agradecer e reconhecer esses profissionais pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
O vereador Bombeiro Major Palumbo (PP) presidiu a cerimônia e disse que é uma homenagem aos protetores da população. “São profissionais abnegados que colocam em risco a sua vida para tentar proteger as pessoas. É uma atitude muito nobre da Câmara Municipal fazer uma homenagem para essas pessoas que passaram tanto tempo na lida diária para proteger as pessoas, se arriscando e eu tenho certeza que esse reconhecimento é muito merecido”, afirmou o parlamentar.
O Dia do Reconhecimento aos Delegados de Polícia foi instituído por meio da Resolução nº 2, de 29 de junho de 2005, e regulamentada pelo Ato nº 931, de 27 de junho de 2006. Os homenageados foram definidos em parceria com a ADPESP (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), o SINDPESP (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) e a Delegacia Geral de Polícia.
“É uma iniciativa muito importante porque reconhece o trabalho de heróis que trabalharam no Estado de São Paulo e no município e este reconhecimento da Câmara Municipal é motivo de muito orgulho para todos nós. Todos aqueles que cumpriram sua missão merecem este reconhecimento”, disse o delegado e presidente da ADPESP, André Santos Pereira.
“Essa Sessão Solene traz um momento para que nós possamos prestar esta homenagem a esses profissionais que por muitos anos, décadas, dedicaram seu dia a dia à segurança pública do Estado de São Paulo, à defesa da vida, do patrimônio, da saúde, da segurança e de todos os cidadãos da nossa cidade”, destacou a delegada e presidente do SINDPESP, Jacqueline Valadares da Silva Alckmin.
A chefe de gabinete da Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo, Juliana Pereira Ribeiro Godoy Rodrigues, enfatizou que o delegado é aquele que comanda as investigações e saber valorizar esses profissionais é fundamental. “Uma instituição que não preserva e que não pensa na sua história não tem condições de permanecer e de existir. A polícia foi construída ao longo desses anos por todas essas pessoas que não fazem mais parte do quadro de funcionários, mas que continuam lutando pela corporação. As pessoas saem, mas a polícia não sai das pessoas”, comentou.
Os escolhidos foram profissionais que se aposentaram entre 1º de junho de 2023 a 31 de maio de 2024. Este ano foram indicados nove homens e uma mulher, que receberam a Láurea de Prata. São eles:
- André Luiz Tewfiq;
- Carlos Roberto de Campos;
- Edson Martins Gonçalves;
- Eduardo de Souza Fernandes;
- Elton Richard Krull;
- Gilberto Nascimento Silva;
- Isilda Cristina Vidoeira;
- Marcus Camargo de Lacerda;
- Pedro Alcântara dos Santos;
- Ricardo Farah.
“Eu recebi com muita alegria a notícia dessa homenagem e me senti muito lisonjeado depois de todo esse período dedicado à Polícia Civil receber esse reconhecimento da Câmara Municipal de São Paulo”, falou o delegado homenageado Edson Martins Gonçalves.
O delegado Carlos Roberto de Campos também recebeu a Láurea de Prata. “É muito emocionante, a gente se sente vibrando por receber esta homenagem, pelos trabalhos e por tudo o que fizemos pela comunidade e pela Polícia Civil. Realmente, a Câmara Municipal nos homenageia e a gente fica muito feliz e eu estou muito emocionado”, salientou.
“Depois de 35 anos numa jornada difícil, complicada, mas extremamente satisfatória, eu acredito que essa homenagem seja o apogeu. Sair desta forma, reconhecido por aquilo que nós prestamos, por aquilo que nós contribuímos. Isto soma e é mais uma satisfação de vida”, destacou o delegado homenageado Elton Richard Krull.
Confira a Sessão Solene na íntegra no vídeo abaixo:
Acesse também o álbum do fotos da cerimônia, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP