pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara de SP realiza 1ª edição do Prêmio Carolina Maria de Jesus na próxima sexta

Por: RODRIGO ASSIS - DA REDAÇÃO

11 de novembro de 2022 - 16:53

A Câmara Municipal de São Paulo realizará, na próxima sexta-feira (18/11), às 19h, uma Sessão Solene para entrega da 1ª edição do Prêmio Carolina Maria de Jesus, que reconhece o trabalho de mulheres negras que se destacaram no campo das artes, defesa dos direitos humanos, combate à fome e à miséria na cidade de São Paulo.

Criado por meio da Resolução n° 04/2021, a premiação concederá um diploma de reconhecimento para 5 mulheres negras em 5 categorias distintas: escrita literária (prosa e poesia), música (canto e composição), arte de rua, educação e luta contra a fome e a miséria – honraria a ser concedida a mulheres catadoras de materiais recicláveis.

A escolha das premiadas ficou a cargo de uma Comissão Julgadora, composta por cinco pessoas especializadas indicadas pela Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania.

Carolina Maria de Jesus

O prêmio foi criado em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus. Nascida no dia 14 de março de 1914 em Sacramento, Minas Gerais, mudou-se para a cidade de São Paulo em 1947. Carolina, que é considerada uma das mais importantes escritoras negras do Brasil, viveu a boa parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, onde sustentou a si mesma e os três filhos como catadora de papéis.

Em 1960, teve o diário de sua vivência como mulher negra e favelada publicado como o livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, com auxílio e organização do jornalista Audálio Dantas. O livro fez um enorme sucesso, chegando a ser traduzido para 13 idiomas e vendidos em mais de 40 países. Carolina Maria de Jesus morreu em seu quarto no ano de 1977, aos 62 anos, vítima de uma crise de insuficiência respiratória e seu legado inspira milhões de brasileiras negras até hoje.

Transmissão

A Sessão Solene poderá ser acompanhada, ao vivo, por meio do link do Salão Nobre, disponível em Auditórios Online, e pelas redes sociais do Legislativo paulistano, como o canal Câmara São Paulo no YouTube.

 

Serviço:
1ª edição do Prêmio Carolina Maria de Jesus
Data: 18/11
Horário: 19h
Transmissão: Salão Nobre e redes sociais da CMSP

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar