A Câmara Municipal de São Paulo realiza nesta quarta-feira (10/6), às 15h, uma sessão ordinária com a possibilidade de presença física dos vereadores. Eles poderão registrar a participação tanto no Plenário 1º de Maio como também de forma remota pelo Sistema do Plenário Virtual. A proposta é que haja ao menos um representante de cada bancada partidária no plenário físico.
O modelo misto foi anunciado pela Mesa Diretora da Câmara na semana passada, no processo de retomada gradual, controlada e segura das atividades presenciais da Casa.
Além da volta das sessões ordinárias, todas as comissões permanentes foram liberadas para a convocação de reuniões ordinárias virtuais ou presenciais, a critério de seus presidentes. Com isso, os prazos regimentais voltam a correr normalmente e a Câmara retoma o debate e a votação de projetos de temas diversos, não apenas os relacionados à pandemia.
No dia 1º de junho, a Câmara também já havia retomado as atividades presenciais administrativas. Para garantir a segurança de todos, o número de servidores nos gabinetes está limitado a 20%. Os demais funcionários e aqueles que estão no grupo de risco seguem em teletrabalho. Há medição de temperatura de todos que chegam ao Palácio Anchieta. Uso de máscaras e distanciamento também são obrigatórios. O acesso do público segue proibido.
Desde o início da crise de saúde, em março, a Câmara não parou. Sessões plenárias e reuniões ordinárias foram realizadas de forma extraordinária e virtual. Por este modelo foram aprovados projetos como a liberação de R$ 1,5 bilhão em fundos municipais para o combate à pandemia, medidas de saúde e assistência social, o corte de 30% dos salários dos vereadores e das verbas de gabinete, entre outras propostas.