As mudanças climáticas e os desastres naturais foram tema de um encontro nesta segunda-feira (24/6), na Câmara Municipal de São Paulo. De acordo com o mapeamento mais recente feito pelo governo federal, o Brasil possui 1.942 cidades em que o risco de desastres ambientais, isso representa quase 35% do total dos municípios brasileiros e 8,9 milhões de pessoas. E de acordo com o serviço de mudança climática Copernicus da União Europeia, o ano de 2023 foi confirmado o mais quente já registrado da história.
A ideia do encontro foi do vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) que mediou os debates com especialistas. Riciane Pombo, arquiteta e urbanista especialista em SBN (Soluções Baseadas na Natureza), Ivan Maglio – consultor ambiental PPA/Ipan e coordenador do plano de adaptação da cidade de Santos e Pedro Camarinha – PHD em ciências do sistema terrestre – mudanças climáticas e desastres – Cemaden (Centro Nacional De Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) formaram o trio de palestrantes.
Veja como foi na reportagem de Kamila Marinho para a Rede Câmara SP:
Excelente iniciativa do vereador Toninho Vespoli, no momento as crises climáticas é assunto prioritário. Não temos plano B para perdas ambientais, não temos Planeta B! Se os políticos, pais, avós amarem seus filhos e netos, e se prepararem (mesmo atrasados como estamos) provam assim que amam os filhos da Terra! Cada canto cuidado é importante para o planeta inteiro!