A Câmara Municipal de São Paulo recebeu na tarde desta quinta-feira (1/7) a visita do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB). Em cerimônia realizada no Salão Nobre, o chefe do Executivo entregou o Plano de Metas 2021 – 2024, com as prioridades da cidade para os quatro anos da atual administração. Além do presidente da Casa, vereador Milton Leite (DEM), participaram do encontro vereadores de diferentes bancadas e secretários municipais.
O documento foi planejado a partir de estudos do governo municipal e da contribuição da sociedade civil, que está garantida na Lei Orgânica do Município. Para a elaboração do Programa, também foram respeitados os critérios estabelecidos pelo PDE (Plano Diretor Estratégico).
No Plano de Metas 2021 – 2024 estão inseridos seis eixos temáticos. O SP Justa e Inclusiva, com o objetivo de diminuir a desigualdade social na cidade, o SP Segura e Bem Cuidada e o SP Ágil, relacionados à zeladoria, transporte e segurança, o SP Inovadora e Criativa, para fomentar a economia e a cultura na capital, o SP Global e Sustentável, visando qualidade de vida através de ações de sustentabilidade, e o SP Eficiente, com a simplificação de processos e a otimização dos recursos públicos.
De acordo com o Programa, o orçamento estimado para a implementação das metas é de R$ 30,9 bilhões. Entre as iniciativas incorporadas no Plano estão ações para as áreas da educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, além de trânsito e transporte.
Destaque para a criação de 55 mil novas vagas em creches, ampliação no atendimento de saúde, moradias de interesse popular, programas de assistência social, construção de piscinões e parques municipais, implantação de 300km de ciclovias, transporte público hidroviário na represa Billings, acesso à internet sem fio dentro dos ônibus e a expansão de pontos de Wi-Fi na cidade.
Presidente da Câmara
O chefe do Parlamento paulistano deu as boas-vindas ao prefeito. Milton Leite (DEM) destacou o trabalho da Câmara Municipal de São Paulo com a aprovação de projetos que contribuem com o desenvolvimento econômico da cidade e auxiliam famílias que vivem em vulnerabilidade social. Leite também falou sobre trabalhar em parceria com a Prefeitura para o cumprimento das metas previstas no Plano.
“Hoje, a Câmara Municipal de São Paulo deve caminhar junto com a Prefeitura no cumprimento das metas, tanto do Executivo quanto do Legislativo. Temos essa responsabilidade comum, a responsabilidade legal”, disse Milton Leite, que completou. “Hoje, a oportunidade é o Plano de Metas. As metas não são para mim, são para o povo”.
Prefeito de SP
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) iniciou o discurso saudando os convidados e relembrando a época em que atuou como parlamentar na Casa em dois mandatos (2012-2016 / 2016-2020). Nunes explicou ainda como foi o processo de elaboração do Plano de Metas 2021 – 2024, que contou com audiências públicas virtuais para colher as sugestões da sociedade civil.
“Foram 87h06min de audiência pública e 8.772 contribuições. Dessas contribuições, que no início tínhamos 75 itens no nosso Plano de Metas, aumentamos dois e entrego aqui a vocês 77 pontos. Estão aqui 306 iniciativas, dentro das 77 metas. Destas (metas), 30 tiveram alterações durante as discussões nas audiências públicas, e 40 novas (propostas) foram adicionadas dentro das 306 iniciativas”, disse Ricardo Nunes.
A cerimônia de entrega do Plano de Metas 2021 – 2024 está disponível aqui.