A Câmara Municipal de São Paulo realizou, na noite desta sexta-feira (19/11), o Prêmio Sabotage 2020-2021. Foram premiados os artistas do cenário do hip-hop paulistano que contribuem para o processo de inclusão social, musical e cultural dos jovens na capital. A solenidade foi presidida pelo vereador Celso Giannazi (PSOL).
“É um prazer muito grande presidir esta Sessão Solene no Legislativo municipal para a entrega deste importante prêmio para a cultura da cidade de São Paulo. É uma honra celebrarmos o Hip Hop, o artista Sabotage aqui dentro da Câmara. É a celebração da cultura da periferia”, disse o vereador.
O poeta Márcio Vidal, que conviveu com Sabotage foi o apresentador da cerimônia e se emocionou ao lembrar do amigo. “Eu tive o prazer de ter uma pequena e rápida convivência com o mestre Sabotage, no fim da minha adolescência quando eu praticava capoeira. O Sabotage gostava muito de assistir nossas rodas aos domingos de manhã. Eu assisti diversos shows dele também. Era sempre muito emocionante”, recordou Márcio.
Sabotage
Sabotage é o nome artístico do paulistano Mauro Mateus dos Santos. Rapper, compositor e ator brasileiro, foi descoberto pelos Racionais MC’s. O rapper cresceu na periferia da zona sul da capital. Ainda jovem Sabotage envolveu-se no mundo do crime, mas encontrou na música o começo de uma nova vida. Ganhou reconhecimento pelo talento como compositor e rapper, tendo lançado seu primeiro disco nos anos 2000. Em 23 de janeiro de 2003, foi assassinado, mas seu legado inspira jovens até hoje.
“A gente mantém o Hip Hop vivo. Eu vejo que cada artista faz de coração, faz porque ama essa arte. Eu estou muito grata. Eu vivenciei tudo isso dentro de casa, acompanhando meu pai ensaiando para os shows, escrevendo, se dedicando todos os dias”, disse Tamires Rocha, filha de Sabotage, presente à sessão solene.
Premiação
O departamento de Eventos da Câmara Municipal de São Paulo, que organiza o Prêmio Sabotage, recebeu 116 inscritos na edição de 2020/2021. Os premiados foram escolhidos por uma comissão composta por cinco pessoas, indicadas pela Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude. Compuseram a comissão julgadora desta edição: rapper Tamires Rocha, artista plástico Ciro Schu, rapper Gile, rapper Rota de Colisão e Poeta Periférico.
Conheça os finalistas e vencedores do Prêmio Sabotage 2020-2021
Categoria Breaking:
● Funk Fockers, grupo composto por: Mixa, Onnurb, Klinger ‘HP’ Anakleto, Daniel, Zoio, Indio, Leon, Luan San e Thiaguin – vencedor
● B.Boy Jotta (Dionatan Araujo)
● Style Crew 1994 HipHop Elemento, composto por: Aranha, Binho, Pinta, Pituka, Pyu e Kastor
Categoria Disk Jockey (DJ):
● DJ Zeme (Rosemeire Reis) – vencedora
● DJ Faul (Vinícius Faustino)
● DJ Paul (Paulo Rogerio Benedicto)
Categoria Graffiti:
● Tody One (João Paulo de Alencar) – vencedor
● Dinas Miguel
● Shock Maravilha (Elton Luis de Carvalho)
Categoria MC (Mestre de Cerimônia):
● Marcello Gugu (Marcello Dolme) – vencedor
● Fla Neves (Flaviana Neves de Oliveira)
● Preto Will (William Santos)
Apresentações
No fim da solenidade, vários artistas do Hip Hop fizeram apresentações artísticas no Plenário 1º de Maio. Clique aqui e veja a íntegra da cerimônia.