pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara discute avanços do ensino por meio do portal QEdu

Por: - DA REDAÇÃO

24 de novembro de 2017 - 16:46

Categorias

Luiz França/CMSP

O QEdu disponibiliza uma série de informações educacionais por meio de seu site

O diretor executivo da Associação QEdu, César Wedemann, apresentou nesta sexta-feira (24/11) a assessores parlamentares o projeto desenvolvido pela instituição com a meta de utilizar dados educacionais para auxiliar gestores, diretores, professores e todos os interessados em fazer melhores escolhas na educação.

Desenvolvido em 2012, o QEdu disponibiliza uma série de informações educacionais por meio de seu site e realiza provas em escolas municipais para avaliar a situação dos estudantes. “O projeto foi criado para dar vida aos dados e promover um debate mais qualificado para conseguir sair do achismo e promover ações concretas e mudanças práticas na educação brasileira”, afirmou.

As escolas municipais paulistas de Barueri, Itatiba, Caieiras e Taubaté foram algumas das instituições que realizaram a prova do QEdu. “Foram milhares de alunos que fizeram a avaliação e os resultados foram animadores porque conseguimos trazer ações mais práticas para a rede”, disse Wedemann.

O diretor executivo da Fundação QEdu ainda chamou a atenção para a importância de utilizar a tecnologia para estimular os estudantes. “A ideia é gerar a cooperação entre as equipes. As provas são realizadas nos computadores e desenvolvemos uma maneira para garantir que mesmo se a escola não tenha uma Internet rápida e estável o estudante consegue carregar o teste e fazer a prova”, disse Wedemann.

A youtuber criadora do canal ‘Luz, Câmera, Educação’ – que investiga a maneira como os educadores do século XXI estão pensando e atuando – Cynthia Michels, acompanhou a palestra e considerou “fascinante” o QEdu.

“O projeto chamou a atenção porque não tem o foco de medir ou de ser avaliador para mostrar o quando o aluno está indo mal nas disciplinas. A ideia é trazer a colaboração de todos e jogar luz no que está sendo feito de bom e como as escolas podem fazer com que os estudantes aprendam e como os professores podem ensinar. É uma ferramenta de troca e colaboração que tem tudo a ver com a educação do século XXI”, disse.

A vereadora Soninha (PPS) – responsável pela realização da palestra – disse que o projeto é ótimo. “O QEdu faz o que o Poder Público deveria fazer. Se não se pode fazer diretamente, é fundamental estabelecer parcerias para coletar essa imensidão de dados e dar utilidade para eles”.

Para ela, a maneira como o QEdu trabalha com os dados poderia servir para outras áreas. “Vou pensar em como podemos fazer isso na assistência social. Ações como essas são úteis para a cidade”, disse Soninha.

O diretor executivo do QEdu agradeceu a Câmara pela discussão. “É muito importante ter ações como essas. A educação é relevante na agenda da cidade e trazê-la para a pauta é essencial, principalmente quando o debate é embasado em evidências”, disse Wedemann.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar