Os vereadores discutiram, em plenário, o Projeto de Lei (PL) 312/2013, durante sessão extraordinária desta quarta-feira (20/05). A proposta, que aguarda para ser votada pela segunda vez, é de autoria do Executivo e autoriza a prefeitura a conceder áreas públicas para construção e exploração de estacionamentos.
De acordo com o texto do PL, o tempo para estas concessões à iniciativa privada, feitas a partir de processos licitatórios, será de 30 anos. “Nós temos um problema muito sério na cidade que é falta de vagas para estacionamento e esse projeto vem tentar resolver em parte esta questão. Vamos votá-lo nos próximos dias e vai beneficiar muita gente que trabalha no centro da cidade e tem dificuldade de encontrar vaga para estacionar”, afirmou o líder do PT, Arselino Tatto.
Uma emenda o projeto, proposta pelo vereador José Police Neto (PSD), considera que os concessionários sejam obrigados a realizar melhorias urbanísticas na região onde for construído um edifício garagem. O parlamentar explica sobre como poderá acontecer, de fato, esta contrapartida.
“Nesse momento a gente acha necessário a verticalização de espaços para acomodar carros e ir liberando o viário para o volume de carros. O plano urbanístico do entorno vai fazer com que o ônus da concessão, portanto, o custo que vai ser imposto aquele que ganhar a licitação, seja paga com melhorias no entorno”, disse Neto.
Por outro lado, Eduardo Tuma (PSDB) questionou alguns pontos do projeto, ainda que a ideia, de acordo com o tucano, seja boa. “Somos favoráveis a políticas públicas implantadas na cidade para desafogar, permitir aos carros pararem em estacionamentos até mais baratos, mas esse é o problema, nós não sabemos quais são os locais, qual é o preço e, invariavelmente, pelo que está parecendo, vai ser tão caro quanto os privados, então o projeto do jeito que está não merece prosperar”, alertou.
Vereador Marquito o Bobo da Corte. Ele é um vereador que com suas atitudes esta depreciando os trabalhos da casa , faz com que as pessoas que assiste a TV , desacreditem nos trabalhos dos demais vereadores. No dia de 20/05/2015 o vereador Rubens Calvo estava usando seu tempo para fazer um comunicado de liderança quando o Sr Marquito colocou se atras e ao lado do ver. Rubens Calvo e começou a arrumar o terno vermelho diga se de passagem de gosto duvidoso e dando risada tirou um Self. Acho que seu comportamento é um tanto inadequado para a casa .
Acredito que este é um ótimo projeto para ser aplicado na cidade de São Paulo, mas estes estacionamentos também devem permitir deixar as bicicletas e possuir estações de bicicletas publicas compartilhadas. Esta ação estaria totalmente de acordo com a expansão dos 400Km de ciclovias e com o novo Plano de Mobilidade de São Paulo, que traz metas a serem atingidas para 2016, 2024 e 2030.
Estes estacionamentos devem possuir novas regras do que as utilizadas atualmente para deixar as bicicletas, o estacionamento deve ter a principal função de ser utilizado como estacionamento temporário, isto favorecerá o uso para apoiar a mobilidade urbana.
Dou o exemplo do estacionamento da CET embaixo da praça roosevelt (República-Centro), algumas bicicletas ficam eternamente estacionadas neste local, ocupando o espaço de outras bicicletas que seriam utilizadas diariamente no deslocamento urbano. Na praça Roosevelt há uma estação dos sistema de compartilhamento de bicicletas do BIKE SAMPA, que é uma das mais estações utilizadas no centro, fica em um ótimo local para uso.