pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Um comentário

Charles Bacanhim Chagas

Parabéns vereador André Santos!
Eventos como este, ajudam a sociedade através da conscientização para a mobilização e reduzir estes altos índices de suicídio!
Deus abençoe!

Contribuições encerradas.

Câmara discute formas de combate ao feminicídio e suicídio

Por: - DA REDAÇÃO

26 de setembro de 2017 - 15:30

Categorias

Erik Teixeira

As palestrantes foram unânimes ao dizer que o amor-próprio e a autoestima são fundamentais

Os dados dos Ministérios Públicos estaduais mostram que o Brasil registrou 2.925 casos de feminicídio entre março de 2016 e o mesmo mês de 2017. Os números representam um aumento de 8,8% em relação ao ano anterior.  O País também registrou um crescimento de 12% nos casos de suicídio em quatro anos – chegando a 11.736 notificações em 2015. A , sendo que a maioria das ocorrências é entre mulheres.

Para aumentar a conscientização da população sobre esses problemas, o vereador André Santos (PRB) promoveu nesta terça-feira (26/9) na Câmara Municipal de São Paulo uma palestra com a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil), Kátia Boulos, e a Miss Brasil em 1987, Jacqueline Meirelles.

As palestrantes foram unânimes ao dizer que o amor-próprio e a autoestima são fundamentais para que as mulheres enfrentem as situações difíceis. “A mulher precisa se sentir digna, se respeitar, se valorizar como ser humano e saber que devem ser respeitadas”, disse Kátia.

Para ela, é fundamental que a sociedade e os poderes públicos se unam para combater o feminicídio e o suicídio. “É necessário uma mobilização para não termos mais esses panoramas, com uma sociedade justa e igualitária”, argumentou Kátia.

Com o tema “Ser ou não ser feliz: a escolha é sua”, a ex-modelo Jacqueline contou como superou a depressão e as consequências dessa doença que pode levar ao suicídio. “Como enfrentei esse problema que me fez cometer tentativas de suicídio e automutilação, me senti na obrigação de trazer essa pauta e dizer o quanto a depressão é uma doença séria”, contou.

Durante a palestra, ela ressaltou a importância de as mulheres se conhecerem para enfrentar o feminicídio e o suicídio. “Autoestima e amor-próprio são a base de tudo. As pessoas estão deixando de se amar para amar mais os outros. Esse é o primeiro passo para uma doença emocional e, por isso, faço esse trabalho de empoderamento feminino”, argumentou Jacqueline, que escreveu “Da coroa ao cajado”.

A coordenadora estadual do PRB Mulher São Paulo, Ana Karin Andrade, chamou a atenção para a importância de debater esses temas na Câmara. “Estamos em um momento de empoderamento das mulheres e elas não devem se calar”, opinou.

O vereador André Santos elogiou o evento. “Os dados são alarmantes e eventos como esse mostram que o debate pode ajudar a diminuir esses índices e as pessoas podem buscar outras formas de tentar resolver seus problemas. É necessário que a pessoa mantenha dentro de si a certeza de que pode, é capaz, e tem seu valor”, disse.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar