pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara dos Vereadores ficou praticamente fechada durante a Era Vargas

Por: - DA REDAÇÃO

29 de maio de 2017 - 18:48

Categorias

A Câmara Municipal de São Paulo funcionou apenas em 1936 e 1937 durante a Era Vargas. O período – que recebeu esse nome por ter sido governado pelo então presidente Getúlio Vargas de 1930 e 1945 – foi marcado por mudanças sociais e econômicas.

O tempo em que o Legislativo funcionou contou até com eleições municipais em 1936. Foram eleitos 20 vereadores, depois de uma acirrada disputa entre os partidos PRP e PC. Os parlamentares até tentaram trabalhar, mas com o início do Estado Novo, em 1937, os Legislativos não puderam atuar.

A história de Vargas iniciou-se em 1930, com a deposição do presidente Washington Luís e a revogação da Constituição de 1891. A meta, durante o Governo Provisório, era estabelecer uma nova ordem com a dissolução do Congresso Nacional e a intervenção federal em governos estaduais até que fosse criada uma nova Constituição.

As novas medidas foram aprovadas em 1934 e Vargas foi eleito pela Assembléia ao cargo de presidente. No entanto, as escolhas democráticas nas diferentes esferas de poder não foram contínuas após ele assumir o cargo.

Em 1937, o presidente impõe uma nova Constituição, dilui o Congresso e assume poderes ditatoriais com a meta de continuar no posto. Conhecido como Estado Novo, o período durou até 1945, quando Vargas foi deposto do cargo e inicia-se um período de redemocratização no Brasil.

A história sobre as diferentes épocas do Legislativo paulistano está no Centro de Memória da Câmara.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar