RenattodSousa
Com uma apresentação musical do grupo de saxofones e percussão do projeto Guri, polo regional de Santos, foi encerrada a edição 2012 do Parlamento Jovem, realizada nesta sexta-feira (9) na Câmara Municipal. Vocês podem dar o exemplo de que a política deve ser vivenciada e acompanhada para que não haja decepções. Nenhum vereador vem a este parlamento se não for escolhido pelo povo. E vocês têm papel fundamental nessa escolha, afirmou a vereadora Edir Sales (PSD) ao parabenizar as escolas e jovens participantes.
Após a votação dos projetos, os jovens vereadores receberam um chaveiro como lembrança de sua experiência na vereança. Para Christiane Mariano, uma das organizadoras do evento, os participantes tiveram oportunidade de exercitar sua cidadania.
A atividade, segundo ela, é complementada pelas visitas à Câmara Municipal, outro projeto oferecido pela Casa às escolas da capital. Notamos um aumento das inscrições. As crianças estão sendo chamadas cada vez mais cedo à discussão política, avaliou. Este ano, o evento recebeu 133 inscrições.
Para participar, os estudantes tiveram de escolher um partido correspondente ao tema de seu interesse (Habitação, Educação, Esportes, Natureza, Saúde, Planejamento Urbano, Trânsito e Transporte, Emprego, Cultura, Segurança Urbana e Assistência Social) e apresentar um projeto de lei relacionado ao assunto. Os vereadores selecionaram 60 deles para as votações.
O maior número de projetos de lei foi apresentado pelos Partidos da Natureza, Trânsito e Educação. Na opinião de Christiane, de alguma forma, isso deve espelhar o que as crianças interpretam como as principais necessidades de São Paulo.
O Parlamento Jovem, projeto existente desde 2001, permite a crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares da capital assumirem a cadeira dos vereadores por um dia e apresentarem seus projetos de lei.
LEIA TAMBÉM:
– Pais e professores acompanham votação do Parlamento Jovem
– Jovens assumem como vereadores por um dia
– Alunos recebem instruções para Parlamento Jovem 2012
{youtube}uk-V0f058FI&rel=0|560|315|{/youtube}