A Câmara Municipal de São Paulo entregou na noite desta sexta-feira (4/12) a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da cidade ao cientista, pesquisador e doutor em microbiologia, Átila Iamarino. A sessão foi presidida pelo vereador Caio Miranda Carneiro (DEM), autor do PDL (Projeto de Decreto Legislativo) que possibilitou a homenagem.
A Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão são homenagens geralmente concedidas conjuntamente a pessoas físicas nascidas na cidade de São Paulo por ações ou trabalhos prestados em prol dos cidadãos paulistanos.
O proponente disse que a homenagem tem a ver com o momento decisivo da história do país e do mundo. Por essa razão, o vereador ainda levou outras cinco pessoas que atuam no setor da Saúde também para serem homenageadas.
Sobre o homenageado com a Medalha Anchieta, Caio lembrou que Átila já tinha um trabalho bem antes da disseminação do coronavírus com outros cientistas em palestras e nos canais da internet, trazendo conhecimento científico numa linguagem em que uma criança ou adulto podem entender. “Escolhemos o Átila, porque seu trabalho vem sendo atacado por pessoas que negam a ciência. O Átila não é governante, é um cientista que estuda e emite suas opiniões. Essa homenagem é uma forma de dar força para o seu trabalho, porque você não está sozinho”, disse o vereador.
Já em seu discurso, o pesquisador disse que é um divulgador científico bastante otimista e que quis devolver à sociedade a educação que recebeu. Agradeceu à cidade de São Paulo todo tipo de conquista que teve. Falou que decidiu ficar no Brasil com o sonho de ser um “professor de multidões”, para dar aula à maior quantidade possível de pessoas. “Eu acredito na capacidade da ciência e da educação de fazerem um mundo melhor para todos”, declarou.
Sobre a proteção da Covid-19, Átila disse que a ciência é só metade da receita. A outra metade está na responsabilidade de as pessoas se cuidarem, se protegerem, manterem o distanciamento e estarem saudáveis para receberem as vacinas. “Eu espero que todo mundo esteja pronto e saudável para ser vacinado”.
A sessão começou com uma apresentação de Carlos Frederico, sobre a experiência do Hospital de Campanha Anhembi na ala que foi gerenciada pela Organização Social SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) na assistência hospitalar aos pacientes de Covid-19.
Na sequência falaram algumas das outras homenageadas da noite, profissionais que atuam na linha de frente do setor da saúde no combate à covid-19, como Patrícia Gonçalves Guimarães, Fabíola Letícia Damascena e Rafaela da Rosa Ribeiro.
Histórico
Atila Iamarino é bacharel em Ciências Biológicas, doutor em Microbiologia e pós-doutor pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Virologia pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Sua trajetória acadêmica é focada tanto na pesquisa quanto na divulgação e comunicação da microbiologia para a sociedade civil, tendo sido o Fundador da maior rede de blogs de ciência em língua portuguesa, o ScienceBlogs Brasil e do canal de divulgação científica no Youtube Nerdologia.
Átila ganhou notoriedade inicialmente por seus estudos sobre a evolução e espalhamento do Zika Virus e do Ebola, além de concluir pesquisas relativas ao HIV-1 na América do Sul. A habilidade de comunicação permitiu que ele levasse conhecimento científico acerca da proliferação de doenças contagiosas, tornando-o conhecido nas redes por explicar temas complexos de forma didática.
Sua participação na entrevista realizada pelo programa Roda Viva da TV Cultura, em março deste ano, tratou dos desafios e perspectivas do Coronavírus no Brasil e no Mundo, e rendeu mais de dois milhões de visualizações. Na entrevista, o pesquisador fez uma estimativa dos impactos potenciais em número de óbitos pelo coronavírus, caso nenhuma providência fosse tomada pelo Poder Público.