RenattodSousa
A Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) realizou na noite desta terça-feira (9) a cerimônia de entrega do Prêmio Betinho de Cidadania 2011. O grande vencedor da noite foi o Projeto CREN – Centro de Recuperação e Educação Nutricional, do Núcleo Salus Paulista – Associação Para a Saúde. A entidade recebeu uma Salva de Prata das mãos do vereador Netinho de Paula (PCdoB), que presidiu a cerimônia.
“As ações sociais deveriam ser premiadas todos os dias. A Câmara se sente muito honrada em homenagear entidades que prestam serviços de extrema qualidade para a cidade no seu mais vasto campo de atuação, seja com crianças, idosos ou adolescentes. E poder premiar essas entidades é uma maneira do político reafirmar que sozinho não faz nada. Motivar para que elas continuem e ao mesmo tempo premiar as que fazem ações como essas são motivos de muito orgulho para todos nós, disse o vereador.
O Núcleo Salus promove saúde, educação, cultura e assistência social combatendo a desnutrição infantil e a pobreza. O CREN foi inaugurado em 1993 e é fruto de um trabalho realizado nas favelas de São Paulo, que envolveu profissionais das áreas da saúde e nutrição com intuito de tratar as crianças com desnutrição energético-protéica.
Além do principal premiado, mais quatro finalistas receberam menção honrosa na cerimônia. Foram eles o “Programa atendimento à família”, da Associação dos Cavaleiros da Soberana Ordem Militar de Malta de São Paulo e Brasil Meridional; “Educação na rua”, da Fundação Projeto Travessia; “Somos do Circo”, do Instituto Pombas Urbanas; e “Refeições sobre Rodas”, do Instituto Beneficente Israelita Ten Yad.
O prêmio foi criado pela Câmara através da Resolução 13/97, para homenagear o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e é entregue anualmente a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolvam atividades, programas e projetos de enfrentamento da fome, exclusão, miséria e violência no município de São Paulo.
Betinho foi o articulador da maior campanha contra a fome já feita no país, grande defensor da democracia e da igualdade de direitos e exemplo de luta contra a Aids. Ele morreu em 9 de agosto de 1997.
A comissão julgadora do Prêmio foi composta por representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong); do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase); da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida; da Associação de Juízes para a Democracia (AJD); e do Projeto Papel de Gente (vencedor do prêmio em 2010).
Ao todo, 33 entidades se inscreveram para o Prêmio Betinho de Cidadania 2011.
(09/08/2011 20h48)