Em solenidade nesta quinta-feira (23/04), a Câmara Municipal de São Paulo entregou a chefes escoteiros, jovens escotistas e entidades o Prêmio Mario Covas Jr. de Ação Voluntária, edição 2009. A cerimônia, uma iniciativa do vereador Gilson Barreto (PSDB), também comemorou o Dia do Escoteiro. “Nós estamos comemorando 95 anos de escotismo no Brasil e esse Prêmio Mario Covas Jr. é para prestigiar aqueles participantes do movimento escoteiro que prestam relevantes serviços à cidade de São Paulo, trabalhando principalmente com os jovens, os adolescentes e os direcionando nas áreas cultural, educacional e esportiva, para se tornarem cidadãos”, realçou Gilson à nossa reportagem, que também é dirigente escoteiro. “Eu participo do movimento e, como vereador, tenho dado todo apoio aos grupos escoteiros. O importante é que você vê uma criança de seis e jovens de 80 anos também participando, vestindo calça curta.”
A solenidade foi iniciada com a entrada de escoteiros conduzindo os pavilhões das organizações representativas do escotismo e com a leitura de uma oração pela jovem do Grupo Escoteiro Tabapuã, Laura Furokawa. O escotismo derivou da Marinha e foi introduzido no Brasil primeiramente no Rio de Janeiro.
A premiação foi concedida aos seguintes escoteiros e entidades que se destacaram em atividades de afirmação da cidadania:
– Instituto BS Colway Social
– Instituto Ressoar
– Fundação Mario Covas
– Chefe escoteira Sandra Valda Nogueira dos Santos
– Chefe escoteiro Elmer de Souza Pessoa
– Chefe escoteiro Renato Bini
– Jovem escoteira Aline Ferreira Leite
– Jovem escoteira Thaís de Castro Ribeiro
– Jovem escoteiro Raphael de Moraes Dutenkefer
Também foi homenageada com o Prêmio Mário Covas por sua atuação em prol dos eventos do movimento escoteiro a supervisora da Equipe de Eventos (Centro de Comunicação Institucional 1) da Câmara Municipal de São Paulo, Marizilda do Prado Pfutzenreüter.
Os seguintes chefes escoteiros foram agraciados com o Prêmio Mario Covas (in memoriam):
– José Carlos Vidal (Grupo Escoteiro Vale de Lehi)
– Antoliano Garcia Vilanuela (Grupo Escoteiro Corrente)
– Urbano Rocha (Região Escoteira de São Paulo)
– Sargento Albino Gualberto de Oliveira (Grupo do Ar Aruak)
– Cláudio Guaraldo Barbosa (Grupo João Ramalho)
Durante a cerimônia também foram outorgados Diplomas de Gratidão ao professor José Renato dos Santos, grão-mestre das Grandes Lojas Maçônicas; e ao chefe escoteiro Adriano Lira Afonso, coordenador da Comissão Municipal do Movimento Escoteiro Bandeirante.
A mesa da sessão solene foi composta pelo vereador; pelo chefe escoteiro Adriano Lira Afonso; chefe escoteiro Marco Aurélio de Melo Castriani, diretor presidente do Conselho de Administração Nacional da União dos Escoteiros do Brasil; chefe escoteiro Álvaro Gomes de Souza, vice-presidente da União dos Escoteiros do Brasil; dirigente escoteira Iraí Terezinha Moreira Barreto; o secretário-geral da Fundação Mario Covas, Luiz Sérgio Serra Matarazzo; diretor-superintendente da Associação Comercial de São Paulo, distrito Tatuapé, José Del Valle; e o vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Pró-Excepcionais Kodomo no Sono, Américo Kikuta.
|