pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara entrega prêmio Paulo Freire de Qualidade de Ensino

24 de setembro de 2010 - 10:07

Categorias

RenattodSousa
Prêmio Paulo Freire
Projeto Trabalhando Arte com Amor”, da EMEF Raul Pompéia, é o vencedor da 5ª edição

 

 “Ensinar exige conhecer o ensinamento do aluno.” Com essa frase, Paulo Freire enfatiza a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para dentro da escola. A ideia é apresentada em A Pedagogia da Autonomia, a última obra do educador publicada em vida, em 1996.  Se apoiando na premissa de respeito e difusão educacional, a Câmara criou o Prêmio Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal.  O Objetivo é premiar projetos educacionais criativos e inovadores Nesta sexta-feira (23/09) foi realizada a premiação da 5ª edição. 

 O vereador Alfredinho (PT) presidiu a solenidade e lembrou o trabalho do educador. “Ele foi uma pessoa importante não só para o Brasil, mas também para o mundo. Era um daqueles indivíduos que existem para fazer algo diferente, que nunca morre, seu trabalho se perpetua”, ressalta o parlamentar. 

O grande vencedor foi a EMEF Raul Pompéia, de Parada de Taipas, com o projeto Trabalhando Arte com Amor. O programa trabalha com a linguagem artística e envolve danças e teatro. Os alunos fazem algumas dessas aulas por opção e nelas são inseridas programação pedagógica. “Eles aprendem de forma lúdica. Desenvolvemos dentro do teatro ou da dança algum tema que esteja em debate na sala de aula. Desta maneira aprendem a matéria e a arte. No final do ano realizamos um espetáculo de tudo que foi aprendido e ensaiado”, explica a coordenadora do programa, Alexandra Ferreira Lima. 

A resolução que instituiu o Prêmio Paulo Freire é de 1998 do então vereador e agora deputado estadual Vicente Cândido (PT) que esteve presente e compôs a mesa solene. Também participaram do evento Lutgarts Freire, filho de Paulo Freire; Regina Célia, representando a secretaria de Educação; e  Carlos Alberto Mendes de Lima, responsável pelo programa Ondas no Rádio.

Os outros premiados foram:

2º Lugar: EMEI Professora Olandya Peres Ribeiro – Educação Ambiental na EMEI Olandya;  Responsável: Professoras Fátima Aparecida de Jesus Teixeira e Wagna Aparecida P. Dias Nalini 

3ºLugar:  CEI Genoveva D'Ascoli – O Brincar em Ação, sob uma nova visão!; Responsável: Professora Gabriela Manzano Geraldini Antonangeli

Menções Honrosas

CEI Vila Salete – Jornal do Saletinho;  CEU EMEI Água Azul – Tecnologia para brincar;  EMEI Cruz e Sousa – Aprender brincando e brincar aprendendo; EMEI Pe. Benno Hubert Stollenwerk – Reler;  EMEI Profª Maria Laura Souza Campos – Descobrindo os sabores do saber através da literatura infantil; EMEF Procópio Ferreira – Gentileza Pratique; EMEI Olga Benário Prestes – Órgãos dos sentidos – Em que sentido? 

Destaques

EMEF Padre Gregório Westrupp – Escola Leitora;  EMEI Dona Alice Feitosa – Crianças e espaços: um diálogo possível; CEI Jardim Souza – Abrindo Caminho.

Imagens para download:
RenattodSousa
Paulo Freire
Vereador Alfredinho (à direita) entrega prêmio aos educadores
RenattodSousa
Paulo Freire
Câmara ainda homenageou sete projetos com menção honrosa e outros três destaques
RenattodSousa
Paulo Freire
Coordenadora do projeto vencedor Trabalhando Arte com Amor”, Alexandra Ferreira Lima, recebe a Salva de Prata

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar