Nesta segunda-feira (22/8), a Câmara Municipal realizou sessão solene em comemoração ao Dia do Reconhecimento aos Delegados da Polícia Civil aposentados. Presidida pelo vereador Celso Jatene (PTB), a cerimônia, que celebra a data desde 2005, condecorou 35 delegados aposentados do Estado de São Paulo com a entrega da Salva de Prata.
“Essa homenagem é muito importante para os policiais, para a instituição, porque é um reconhecimento de um trabalho realizado há muitos anos em prol da cidade de São de Paulo”, declarou Luis Fernando Camargo de Cunha Lima, chefe de gabinete da Delegacia Geral de Polícia.
Representando Marilda Pansonato Pinheiro, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, o delegado Emerenciano Dini destacou que a categoria precisa ser valorizada pela relevância do trabalho investigativo. “Quando você consegue esclarecer alguma coisa grandiosa, você pode ter certeza que quem estava por trás era a Polícia Civil. Os homenageados aqui presentes são pessoas íntegras, que fizeram um trabalho muito bonito. A sensação de ter feito um bem não tem preço.”
“É uma alegria, porque fiz a minha missão o melhor possível”, disse Maria Silva Fonseca Joly, que atuou por 25 anos como delegada. Ela sinalizou que o reconhecimento também homenageia a instituição. “Uma delegada não é nada sem sua equipe.”
Sendo uma das quatro mulheres condecoradas, a delegada aposentada também pontuou os desafios na Polícia Civil. “Você sempre tem que mostrar muita competência, porque você é testada sempre”, pontuou.
“É um momento importante, porque reconhece a bravura, a dedicação, o desempenho, a distância que esses homens ficaram longe de suas famílias para servir durante tantos anos a sociedade. Foram mais de 500 delegados aposentados homenageados nessa Casa. É um motivo de satisfação”, reiterou o vereador Celso Jatene (PTB), licenciado da categoria há 16 anos e autor da Resolução 02/2005, que instituiu a data comemorativa.