Nesta segunda-feira (26/11) a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma Sessão Solene para a entrega da Salva de Prata em comemoração ao jubileu de ouro do TCM (Tribunal de Contas do Município de São Paulo).
A homenagem é a mais alta honraria oferecida pelo Poder Legislativo paulistano a instituições, organizações, fundações, entre outras, que prestam relevantes serviços à população da cidade.
O principal papel do TCM é analisar as contas da prefeitura da capital paulista. A administração pública utiliza os recursos arrecadados para atender às necessidades da sociedade. O Tribunal fiscaliza como está sendo arrecadado e gasto esse dinheiro e como estão sendo protegidos os bens que pertencem a toda sociedade.
O vereador Adilson Amadeu (PTB), proponente da homenagem, afirma que o reconhecimento público ao TCM se faz necessário por causa dos excelentes serviços prestados pela instituição há mais de cinco décadas. “Eu fico honrado de fazer esta homenagem ao TCM e a todos os funcionários”, afirma.
O Conselheiro Presidente, João Antônio da Silva Filho, recebeu a Salva de Prata em nome da instituição e ressaltou a ligação da Câmara com o TCM. “Vejo essa homenagem com alegria, porque são dois órgãos que representam a democracia, a pluralidade e a diversidade de São Paulo. O resultado para a cidade é a eficiência dos serviços públicos”, disse João Antonio da Silva Filho.
O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Tuma (PSDB), considerou relevante a homenagem. “É justa a homenagem pelos serviços prestados à sociedade paulistana. O Tribunal é um órgão que auxilia a Câmara na fiscalização da gestão pública e tem feito isso de forma exemplar”, disse o parlamentar.
Estiveram presentes na homenagem representando o TCM, além do Conselheiro Presidente que recebeu a homenagem, os conselheiros Domingos Dissei, vice-presidente do TCM, o conselheiro corregedor Roberto Braguim, os conselheiros Edson Simões e Maurício Fari, o secretário geral do TCM, Ricardo Panato, o subsecretário de fiscalização e controle do TCM, Livio Fornazieri, e os ex-conselheiros Antônio Carlos Caruso e Eurípedes Sales.
Pela Câmara Municipal, além do vereador proponente da homenagem e do vice-presidente da Casa, participaram os vereadores Paulo Frange (PTB), Edir Sales (PSD), Celso Jatene (PR) e o ex-vereador e atual Deputado Federal Antônio Goulart dos Reis (PSD-SP).