RenattodSousa/CMSP
O presidente da Câmara Municipal, vereador José Américo (PT), pretende convocar uma audiência pública cujo tema principal será a tarifa do transporte público. Segundo ele, as manifestações catalisadas pelo reajuste de R$ 3,00 para R$ 3,20 criaram um momento propício para se discutir a composição desse valor.
José Américo pretende convidar para o debate os secretários municipal e estadual de transportes e o diretor de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades. As três esferas de governo precisam ajudar a financiar o transporte público, além de quem usa carro, consome combustível. Todas essas discussões devem ser levadas em consideração, e não jogar o ônus nas costas da Prefeitura de São Paulo, argumentou o presidente.
Para o parlamentar, não adianta revogar os vinte centavos agora e depois ter que aumentar mais.
Sobre as manifestações contra o aumento do preço da passagem, que nesta terça-feira (18/6) passaram em frente ao Palácio Anchieta, Américo avaliou o movimento como legítimo. Segundo ele, diferente de outras capitais onde também ocorrem atos públicos, na cidade de São Paulo o transporte barato e de qualidade ainda é o foco. O presidente da Câmara Municipal disse ainda que os fatos recentes trazem uma nova perspectiva para a nova licitação dos ônibus, que devem ocorrer em breve.