Da simples doação de fraldas a hospitais e creches ao socorro em catástrofes ambientais como a de Mariana (MG), em 2015, ou em inundações como a de Francisco Morato, ocorrida no ano passado na Grande São Paulo.
É assim que o governador do Distrito LC-2, do Lions Internacional, João Carlos Belda, define o trabalho da entidade, que completa cem anos de fundação.
“Na verdade o Lions Clube sempre esteve próximo do Poder Público, porque a gente trabalha com as comunidades, sem apoio de governos. Pelo contrário, a gente é que dá esse apoio às Prefeituras, atendendo a diversas necessidades da população”, destacou.
Belda foi um dos homenageados desta segunda-feira (12/6) na sessão solene da Câmara em comemoração ao centenário do Lions Internacional.
Fundado em 1917 em Chicago (EUA), o Lions Internacional é a maior organização de clubes de serviços do mundo, com 46 mil unidades e 1,4 milhão de associados.
No Brasil, a entidade existe desde 1952, reunindo 29 mil integrantes. Cerca de 800 deles só na cidade de São Paulo. O reconhecimento dos trabalhos do grupo na capital paulista, aliás, é uma das reivindicações de um dos ex-governadores do clube e coordenador das atividades do Centenário, José Carlos Stipp.
“É muito importante que em qualquer cidade onde a gente atue tenha esse reconhecimento. Aqui em São Paulo também somos muito atuantes junto às comunidades, dando amparo, construindo bancos de sangue, doando cestas básicas, organizando feiras de saúde etc. É um trabalho de formiguinha, que começa nos bairros. Mas ao contrário do interior, na capital nosso trabalho é pouco divulgado. Por isso essa solenidade é muito importante para mostramos à população paulistana o que o Lions pode fazer”, ressaltou.
O evento em homenagem ao Lions Internacional teve iniciativa da vereadora Edir Sales (PSD). Para ela, a solenidade tem um simbolismo importante, que aproxima a entidade centenária da Casa Legislativa.
“Claro que é importante. São cem anos de dedicação ao próximo, ajudando muito a comunidade, cada clube em sua região. Hoje é Dia dos Namorados, e mesmo numa noite dessas, todos fizeram questão de estar aqui reunidos para comemorarmos 100 anos em que o Lions Clube tem feito um trabalho social maravilhoso, não só na cidade, mas no Estado, no Brasil e no mundo”, disse Sales.