O cinquentenário do Rotaract foi tema de homenagem na Câmara
Os 50 anos do Rotaract, patrocinado pelo Rotary Club, que reúne jovens de 18 a 30 anos para realizarem projetos sociais em comunidades – foram comemorados neste sábado (17/3) em um evento realizado na Câmara Municipal de São Paulo. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Gilson Barreto (PSDB) .
Representante do distrito 4.610 do Rotaract – que abrange a capital, o litoral paulista e a Grande São Paulo – Mateus Amaral chamou a atenção para a importância dos trabalhos realizados pelo grupo. “O evento é uma maneira de nos confraternizarmos e mostrarmos o trabalho que desenvolvemos, como maneira de multiplicar essas ações”, afirmou.
Para a representante da distrital 4.420 do Rotaract – que reúne clubes da Baixada Santista, ABCD e zona sul de São Paulo – Ana Paula Rodrigues é fundamental divulgar trabalhos sociais. “O dia é muito especial porque temos a oportunidade de mostrar o que cada Rotaract faz”, disse.
O representante da distrital 4.430 – de Salesópolis até a zona norte de São Paulo – Alex Silva concordou com seus colegas. “Fazemos um trabalho em prol das comunidades e das necessidades delas. Essa comemoração é uma maneira de mostrarmos para a sociedade o que fazemos”, disse.
Comemorado anualmente no dia 13 de março, o Dia Mundial do Rotaract lembra a data da fundação do primeiro clube na Carolina do Norte (EUA). Meio século depois, o Rotaract conta com mais de 10 mil clubes e 250 mil integrantes distribuídos em 184 países. A instituição ainda é considerada uma das maiores e mais importantes organizações humanitárias do mundo, sendo integrante da ONU (Organização das Nações Unidas).
Durante o evento, cada Rotaract apresentou um vídeo com os principais projetos sociais desenvolvidos em cada um deles. “A Câmara, ao fazer essa homenagem, reconhece o trabalho desses jovens”, disse o presidente da Comissão da Juventude distrital 4610 do Rotary Club Roberto Uria Mendes.
O vereador Gilson Barreto elogiou a iniciativa dos jovens e comentou a importância do clube. “O Rotaract forma lideranças para servir a cidade e o País. A Câmara criou o Dia do Rotaract para homenagear os jovens que se destacam nas áreas sociais e de empreendedorismo”, disse.