Nesta quarta-feira (24/02), a Câmara Municipal realizou a entrega dos certificados para os 56 formandos da 12ª turma do Restaurante Escola, projeto que tem o objetivo de profissionalizar jovens carentes nas áreas de gastronomia e serviços em restaurante. O Restaurante Escola está sediado no subsolo da Câmara Municipal de São Paulo e é fruto de uma parceria entre a Fundação Jovem Profissional, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. O curso, que existe desde 2004, tem a duração de sete meses. Neste período os jovens têm aulas teóricas, como também podem vivenciar na prática a experiência do trabalho em restaurante. O sucesso dessa fórmula aparece na hora dos alunos ingressarem no mercado, a taxa de empregabilidade após a finalização do curso é de 85%. “O treinamento que eles recebem é que faz a diferença na alta taxa de empregabilidade”, é o que defende a superintendente da Fundação Jovem Profissional, Teresa Suplicy de Barros Barreto.
Formado como garçom pelo SENAC, o vereador Goulart ( PMDB), presidente da sessão, elogiou o curso. “O Restaurante Escola tornou-se referência para novos projetos pela cidade. É importante investir em uma profissão na qual há campo de trabalho, como é o caso da gastronomia”, afirmou ele.
Aconselhada por um amigo, Naiara Maria Barbosa, moradora de Heliópolis, resolveu se inscrever no curso. “É interessante porque podemos conhecer muitas áreas, com certeza tem uma que você se identifica. É uma experiência que vamos levar para o resto da vida”, comemora a formanda que irá seguir carreira.
Além do aprendizado, os alunos recebem uma bolsa trabalho no valor de um salário mínimo que é fornecida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
Além do vereador Goulart, também estavam presentes na mesa: o vereador Senival Moura (PT), o ex-vereador Birô-Biro; Alda Marco Antonio, vice-prefeita e secretária da Assistência e Desenvolvimento Social; Mauricio Homma, coordenador de Responsabilidade Social da Universidade Anhembi Morumbi; Anna Maria de Andrade Orchis, presidente da Fundação Jovem Profissional; Pedro do Padro Barizon, supervisor geral de qualificação da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.
Nova turma
As inscrições para a nova turma do Restaurante Escola acontecerão nos dias 5 e 9 de abril e devem ser realizadas na sede da Fundação Jovem Profissional, que fica na Avenida 9 de Junho, 399 . As vagas são para jovens que tenham de 17 a 20 anos, residentes da cidade de São Paulo há mais de dois anos, cuja renda familiar dividida pelo número de integrantes da família não ultrapasse meio salário mínimo.
|