pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara festeja centenário de nascimento de líderes comunistas

29 de novembro de 2012 - 21:22

Categorias

RenattodSousa

O centenário de nascimento de dois dos principais líderes comunistas na história do Brasil, João Amazonas e Maurício Grabois foi comemorado em sessão solene realizada nesta quinta (29) na Câmara Municipal. A ocasião marcou ainda o lançamento de duas biografias baseadas na vida da dupla.

Atuando no Partido Comunista do Brasil (PCdoB) desde os anos 1930, Amazonas e Grabois protagonizaram episódios como a resistência antifascista no Estado Novo, as atividades da Aliança Nacional Libertadora, a Constituinte de 1946 e a luta contra a ditadura, entre outros. Na luta pela democracia, ajudaram a conceber e organizar a Guerrilha do Araguaia, principal movimento armado de oposição à ditadura militar. Grabois foi morto em combate, em 1973 e João Amazonas viveu até maio de 2002.

Autor do livro Meu verbo é lutar a vida e o pensamento de João Amazonas, o historiador Augusto Buonicore, recolheu material durante dez anos antes de concluir a biografia. Entrevistas com o próprio militante, com a viúva Edíria Carneiro (antes da sua morte em 2011), com os filhos e documentos resgatados nos arquivos da polícia serviram como base para a obra.

Segundo o historiador, apesar da relutância em falar sobre a vida pessoal, Amazonas aceitou colaborar para a elaboração da biografia nos últimos anos de vida. Esses velhos comunistas tinham muita resistência em falar sobre suas vidas, mas não é possível entender a história de um movimento sem conhecer os elementos dirigentes ou militantes que o compuseram. Talvez no fim da vida, ele tenha entendido e, por isso, aceitou em contribuir para o livro, explicou Buonicore.

O vereador Jamil Murad (PCdoB), proponente da homenagem, conviveu com João Amazonas, de quem ouviu muitas histórias sobre Maurício Grabois. Durante a sessão solene, Murad falou sobre a importância dos homenageados na luta pela democracia. Foram lutadores consequentes, jamais abriram mão de suas convicções na busca de oferecer melhores dias de progresso, de liberdade e bem-estar para o povo brasileiro, ressaltou.

Para o presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, a sessão solene realizada na Câmara contribui para que as gerações mais novas tomem conhecimento de uma parte importante da história do país que deixou poucos registros.Esta homenagem permite que os jovens possam saber da história, do legado e da vida desses dois grandes brasileiros. Esse Brasil de esperança que temos hoje foi fruto de muitas lutas, muito sangue e muitas vidas, entre elas, as de João Amazonas e Maurício Grabois.

{youtube}oAR8zRVw9U8&rel=0|560|315|{/youtube}


 

(29/11/2012 21h20)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar