Marcelo Ximenez/CMSP
A Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS, antiga Pestalozzi de São Paulo) e o Instituto Pró-Cidadania foram homenageados em sessão solene realizada na Câmara nesta segunda-feira por suas ações de cunho social no município de São Paulo. A iniciativa foi do vereador Souza Santos (PSD).
A ABADS é uma instituição beneficente que há 60 anos dá assistência nas áreas da saúde, educação e capacitação profissional para crianças e jovens com deficiência intelectual. O trabalho nessas áreas é muito importantes para quem tem deficiência intelectual ou autismo. Desenvolvemos esse trabalho há 6 décadas e consideramos essa uma justa homenagem para aqueles homens e mulheres que estão ali, trabalhando com afinco e dando seu melhor para essas famílias e essas crianças, disse Maria Mendes Rosas, diretora da ABADS.
Já o Instituto Pró-Cidadania para Pessoas Especiais nasceu em 1992, do esforço da consultora Açucena Maria Calixto Bonanato, que abraçou a causa de criar e desenvolver condições para que pessoas com algum tipo de deficiência tivessem condições de se reintegrarem ao mercado de trabalho segundo o IBGE, atualmente cerca de 14,5% da população.
Nossa entidade tem 23 anos de processo de inclusão de pessoas com deficiência. Já capacitamos 21 mil pessoas e conseguimos colocar 23 mil no mercado de trabalho, empregadas, sem nenhuma verba pública. E esse é o primeiro reconhecimento público que recebemos, por isso é tão importante para nós, disse Açucena Maria Calixto Bonanato, presidente do Instituto Pró-Cidadania.
Segundo o vereador Sousa Santos, essa homenagem é um prêmio mais do que merecido para essas duas entidades. São entidades filantrópicas que realizam um trabalho em prol da sociedade, para aqueles que tem mais necessidade. E isso é algo muito especial, muito importante. Trago essa homenagem para a Câmara para dizer a toda a sociedade que é possível ajudar aqueles que tem menos condições, que é possível dar-lhes dignidade e uma vida normal, disse.
(07/05/2012 20h43)