RenattodSousa
Há 40 anos, Manoel Santana Câmara Alves desembarcou em São Paulo, vindo do Maranhão. Estudou Direito, casou, teve duas filhas e construiu uma carreira de êxito. Nesta quinta-feira, recebeu na Câmara Municipal o título de Cidadão Paulistano em sessão solene que reuniu autoridades e admiradores de seu trabalho no plenário da Casa.
São Paulo significa um sonho e uma realização. Cheguei aqui há quatro décadas com humildade e muita coragem e consegui meu espaço. Escolhi viver nessa efervescência e daqui nunca sairei, disse o novo paulistano em tom emocionado.
Emanoel Rodrigues Travassos, prefeito de Matinha, no Maranhão, cidade onde Câmara nasceu, veio a São Paulo para prestigiar o amigo. A primeira iniciativa que tive quando fui empossado foi construir e batizar a biblioteca pública municipal com o nome dele. Matinha está orgulhosa de nosso filho. Trago abraços de todos os maranhenses para ele hoje, comemorou o prefeito.
Manoel Santana Câmara Alves formou-se em direito no Mackenzie e trabalhou como juiz federal do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho, além de ter sido nomeado diretor do Fórum de Guarulhos em 1999. Foi oficial de administração, auxiliar judiciário, técnico judiciário e oficial de Justiça, sempre nomeado por concurso público. Atualmente trabalha como advogado nas áreas trabalhista, cível, tribunal do júri e direitos autorais. É maçon e publicou livros de poesia.
Ele orgulha o povo maranhense. Ele teve muitas dificuldades quando chegou, vivia em uma pensão. Venceu e se transformou em um grande juiz. Mesmo tendo obtido êxito em sua profissão, nunca esquece das pessoas menos favorecidas, ao atendê-los em seu escritório, revelou o vereador Aurélio Nomura (PSDB), proponente da homenagem.
(23/8/2012 21h30)