RenattodSousa
Diversos bombeiros profissionais civis foram homenageados nesta quarta-feira em encontro realizado na Câmara Municipal pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB) e pelo Centro Técnico de Formação de Bombeiros (CTFB) para comemorar o Dia Nacional dos Bombeiros.
O Bombeiro Profissional Civil foi reconhecido pela Lei 11901, de 13 de janeiro de 2009. Oriundo das brigadas de incêndios industriais, desenvolvem suas atividades nas indústrias, comércios, hospitais, edificações de negócios em geral e principalmente na prevenção em eventos e shows.
O bombeiro civil tem o papel de fazer a proteção nas edificações, a proteção interna. O Corpo de Bombeiros Militar ainda é exclusivo na proteção da cidade, a proteção externa, mas estamos lutando para que sejam regulamentados os corpos de bombeiros civis e os voluntários, principalmente para que possam se instalar nas cidades onde não tem bombeiro militar. São Paulo tem 502 municípios sem Corpo de Bombeiros. E o militar já não dá conta, disse o tenente-coronel da reserva do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Paulo Chaves de Araújo.
Segundo o vereador Eliseu Gabriel, esses profissionais (bombeiros civis) trabalham em funções fundamentais, mas a maioria das pessoas não sabe disso. Um exemplo é o trabalho deles no SAMU. Para exercer uma profissão como essa, a pessoa tem que ser muito humana, ter muito respeito pela vida e muita determinação. É um trabalho difícil, duro, e que nós temos a obrigação de homenagear.
(27/06/2012 19h39)