Em uma noite de celebração nesta terça-feira (22/10), a Câmara Municipal de São Paulo homenageou o poeta, cantor, compositor, apresentador, multi-instrumentista, autor e arranjador Silvio Brito com o Título de Cidadão Paulistano. Quem entregou a honraria foi o vereador Eli Corrêa (UNIÃO).
“Eu conheço o Silvio desde quando ele chegou em São Paulo e fez um sucesso estrondoso com suas canções. Fizemos muitos shows juntos e sempre tivemos contato. Sabendo que ele não é paulistano, fiz questão de homenageá-lo. E hoje, a Câmara está em festa com esta justa homenagem”, comentou o parlamentar.
Nascido em Três Pontas, interior de Minas Gerais, aos seis meses de vida se mudou com a família para Varginha, cidade vizinha. Aos seis anos começou a se apresentar na Rádio Clube de Varginha em um programa chamado Petizada Alegre. Ainda na adolescência passou a compor canções gravadas por cantores como Ronnie Von, Antônio Marcos e Vanusa.
Aos 12 anos, Sílvio aprendeu a tocar piano, trombone, saxofone e violão, e no ano de 1965 se tornou vocalista da banda de baile “Os Apaches”. O grupo lançou dois discos, mas não alcançou sucesso a nível nacional. Foi nessa época que Silvio Brito foi morar nos EUA, e trabalhou como lavador de pratos em um restaurante por um tempo, mas depois de poucos meses, voltou para o Brasil.
Em 1974, o homenageado foi contratado pela gravadora Chantecler e investiu na carreira solo, lançando seu primeiro LP de sucesso: “O Cabeludo Chegou”, e o single “Tá Todo Mundo Louco” no Programa Silvio Santos.
Ao longo dos anos 70, Silvio Brito compôs diversas músicas e viveu seus dias de auge, se apresentando em rádios, programas de televisão e lançando discos e álbuns.
Em sua carreira como cantor, Silvio também se dedicou à música gospel, produzindo diversos discos ao lado do Padre Zezinho, além de apresentar, no início dos anos 80, o Programa Hallelluyah ao lado de Fábio Júnior.
Silvio Brito completa 50 anos de carreira com grandes sucessos em todos os seus 26 álbuns lançados e quatro discos de ouro. Foram mais de três milhões e meio de vendas. Atualmente, além dos shows e espetáculos pelo Brasil e exterior, Silvio apresenta um programa dedicado à família na Rede Vida de Televisão.
A Sessão Solene contou com a presença da esposa Margarita Rivas de Brito e das filhas Marysol Rivas Brito e Clarissa Gasbarro Rivas Brito e de muitos amigos e admiradores. “Hoje eu revivi toda a minha história, toda a minha vida. São lembranças de Minas e também de São Paulo. A primeira vez que eu pisei aqui, tinha nove anos, eu vim para cantar, e já faz meio século que estou nesta cidade. As minhas memórias, com a entrega desse título, passam pela minha cabeça de uma maneira muito intensa. Eu estou muito grato por essa homenagem”, disse Brito.
Confira no vídeo abaixo como foi a cerimônia.
Veja também o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP