O Brasil recebeu mais de 80 mil Toscanos, eles vieram atrás de oportunidade de trabalho e construção de uma nova vida. A sociedade promotora de imigração registrou, em 1.890, a entrada de 1.600 imigrantes só no Estado de São Paulo. A partir daí, foi a criada Colônia dos Lucchesi, que chegou a receber 40 mil, entre os nascidos em Lucca e descendentes.
Pela importância desta comunidade na capital, a Câmara prestou homenagens aos Lucchesi nesta quinta-feira (25/06). A iniciativa de congratular os Lucchesi, que batalharam para manter viva a tradição, que passou pela cidade de Lucca, e comemorar os 35 anos da fundação da Associação Lucchesi nel Mondo foi do vereador José Américo (PT).
“Essa associação congrega os imigrantes da cidade Lucca, de Toscana, na Itália, e seus descentes. São Paulo é uma cidade com forte presença italiana; a própria Câmara tem 40% de pessoas com algum nível de descendência italiana. Ao homenagear a cidade de Lucca, e os descendentes dos Lucchesi, estamos homenageando toda a comunidade italiana da capital”, disse o vereador Américo.
“Estou honrado em participar deste evento, porque a comunidade de Lucca em São Paulo e no sul do Brasil tem grande importância; estas pessoas ajudaram muito no desenvolvimento da capital paulista”, ressaltou Marco Leone, vice-cônsul geral da Itália.