Em homenagem aos 515 anos do descobrimento do Brasil, comemorado no dia 22 de Abril, uma sessão solene foi realizada na noite desta terça-feira (28/4), na Câmara Municipal de São Paulo, para homenagear a comunidade Luso-Brasileira. A iniciativa da solenidade foi do vereador Toninho Paiva (PR).
Foram homenageados 14 personalidades, empresários e artistas representantes da comunidade e da cultura portuguesa. Entre eles, o presidente da Sampa Pão, associação dos panificadores de São Paulo, Antero Pereira, português que chegou ao Brasil em 1968, aos 14 anos, e construiu sua carreira de sucesso.
“São exatos 48 anos de história nesta bendita terra. Foi aqui que pude construir a minha vida. O Brasil para mim representa tudo de bom e essa é uma data muito importante não só para os brasileiros, mas para nós, portugueses”, afirmou Antero.
“Para os portugueses essa data assinala a integração e união entre nossas nações, ou seja, o nosso país e o país que nos acolheu. Nós queremos que esta data seja sempre fortalecida, que brasileiros e portugueses tenham consciência do ela significa”, disse o presidente do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo, Antonio de Almeida e Silva.
Para o vereador Toninho Paiva, a homenagem é uma forma de retribuir toda a contribuição que os portugueses deram para a construção do nosso país e também lembrar o descobrimento do Brasil para as novas gerações. “O objetivo maior desta comemoração é não deixar apagar nas memórias o dia 22 de abril. Acho que a Câmara Municipal e a Comunidade Luso-Brasileira está de parabéns em cada vez mais trazer as novas gerações para comemorar a integração das culturas”, concluiu o vereador.
Também participou da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Fernando Capez (PSDB).