pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara homenageia o Dia do Comerciário em sessão solene

4 de novembro de 2011 - 21:08

Categorias

RenattodSousa
RenattodSousa

A Câmara Municipal de São Paulo realizou na noite desta sexta-feira (4) uma sessão solene para homenagear os comerciários da cidade. O evento fez parte das festividades de 30 de outubro, que constam no calendário oficial do município como Dia do Comerciário, graças a um Projeto de Lei do vereador Antônio Goulart (PSD), também proponente da homenagem.

 “É um dos segmentos mais importantes de nossa sociedade. Os comerciários são referência na cidade, inclusive turística. Um viajante que vem à cidade e precisa de informações sempre pergunta para algum comerciante. Eles são uma fonte segura. Além disso, representam muito para a economia. É um dos maiores sindicatos do Brasil”, disse Goulart.

Estima-se que somente na cidade São Paulo existam cerca de 500 mil comerciários. Os comerciários são verdadeiros servidores públicos. Trata-se de uma categoria forte que ajuda o país, inclusive desviando-o das crises internacionais, estimulando o consumo interno. É importante quando a Casa de Leis da cidade nos presta essa homenagem, mostra o respeito da municipalidade com a categoria, disse Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

O Dia do Comerciário é celebrado em 30 de outubro por conta de um episódio que data de quase 80 anos atrás. Em 29 de outubro de 1932, comerciários da cidade do Rio de Janeiro se reuniram para protestar pela redução de sua jornada de trabalho de 12 para oito horas diárias.

Após a adesão de diversas outras categorias e sindicatos na reivindicação, o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei 4.042,que foi publicado no Diário Oficial no dia 30. Desde então, a data é representativa para a categoria.

(04/11/2011 21h09)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar