RenattodSousa
O Dia Municipal do Hipnólogo foi comemorado nesta terça-feira em sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Paulo por iniciativa do vereador Quito Formiga (PR).
Mais de 65% da população padece de dores crônicas devidos a distúrbios osteomusculares, e para controle desses distúrbios os pacientes chegam a ingerir mais de 15 medicamentos por dia. Em decorrência disso, o Hospital das Clínicas criou em 2003 o Serviço de Hipnologia Terapêutica da Neuro-Dor.
Jaci Silva, médico e diretor da Escola Auto Hipnose Matheus Grou, falou sobre o tratamento de fibromialgia realizado no HC por meio da hipnose. No Hospital das Clínicas desenvolvemos um projeto no qual abordamos a fibromialgia, talvez um dos distúrbios mais prevalentes nas mulheres. É um caso que sempre envolve antidepressivos, antipsicóticos e ansiolíticos. Nesse projeto é demonstrada a capacidade da hipnose, pois conseguimos retirar quase todos os medicamentos, com 95% de respostas positivas.
Osmar Cólas, médico e coordenador do Grupo de Hipnose da Unifesp, disse que a comemoração desta data é muito importante para maior reconhecimento do tratamento. Hoje nós temos o reconhecimento da hipnose na medicina, psicologia, odontologia, fisioterapia e terapia ocupacional.
A hipnose é utilizada para doenças crônicas e em vários países e tem sido utilizada para intervenção de doenças graves. Esta homenagem é um marco na Câmara e eu pretendo inserir os hipnólogos na rede municipal, pois sabemos e temos noção dos benefícios que isso pode trazer à população, disse o vereador.
(26/09/2012 21h18)