A Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) realizou na noite desta sexta-feira (3) sua primeira sessão solene de 2012. Por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel, líder do bloco PSB/PSD, a Casa celebrou em solenidade o aniversário de 127 anos do bairro de Pirituba. O evento foi realizado na sede da Associação Comercial de São Paulo, em sua Distrital Noroeste.
Na ocasião, foram homenageadas diversas personalidades da região que têm algum destaque em suas áreas de atuação. É uma oportunidade para avançar muito em diversas reivindicações que temos: a criação de mais e bons empregos, melhoria do transporte público, a vinda do Metrô, melhoria do trânsito, a construção de um novo hospital, canalização de córregos, combate a enchentes e segurança, explicou Eliseu.
PIRITUBA
O nome do bairro veio da língua tupi, na qual piri significa vegetação de brejo e tuba, que significa muito.
O bairro nasceu a partir de uma fazenda adquirida pelo Coronel Anastácio de Freitas, que veio depois a ser adquirida pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e a Marquesa de Santos. A partir de 1917, a fazenda passou a pertencer à Companhia Armour e a área destinada à criação de gado de corte foi dada à Cia.City, que urbanizou esta região.
Sofreu forte influência de colônias de ingleses, russos e italianos que vieram trabalhar nas indústrias do bairro no início do século XX.
(03/02/2012 – 20h)