A Câmara Municipal de São Paulo foi palco da celebração dos 15 anos do movimento negro Uneafro Brasil. Em uma Sessão Solene, realizada na noite desta quinta-feira (8/8), a vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) entregou a Salva de Prata à organização. Um reconhecimento aos serviços prestados ao longo na promoção ao acesso de milhares de jovens, negros e periféricos ao Ensino Superior por meio de cursinhos populares.
“Os militantes da Uneafro Brasil trabalham há mais de 30 anos em prol da educação popular e do ensino para as pessoas negras na periferia da cidade. A gente fica orgulhoso de poder dar essa Salva de Prata e homenagear essa história que é tão fundamental”, comentou Elaine.
Sobre a Uneafro Brasil
A Uneafro Brasil tem como objetivo a luta pela tradição de ser um movimento popular de base, que se organiza nos territórios aonde o povo negro vive e pela resistência da democracia pela educação.
A organização agrega militantes da causa negra, da luta antirracista, da causa das mulheres, da diversidade sexual e do combate a todos os tipos de discriminação e preconceito; da causa da Educação Popular e Libertária, da disseminação do protagonismo comunitário e da luta contra a exploração econômica e a dominação política.
O movimento tem como vocação, o trabalho educacional de base e de formação política direcionado às comunidades periféricas urbanas; a atuação política no interior das faculdades e universidades e as ações de mobilização estudantil.
O trabalho mais conhecido é voltado aos cursinhos pré-vestibulares comunitários que atendem jovens e adultos oriundos de escolas públicas, prioritariamente negros/as, que sonham em ingressar no Ensino Superior e preparar-se para o Enem ou concursos públicos.
Para Douglas Belchior, cofundador da instituição, a entrega da honraria marca a luta do movimento e a celebração pelos 15 anos de trabalho. “Todo mundo que contribuiu com esse movimento é voluntário, sem financiamento, feito por pessoas que acreditam na educação como instrumento de libertação, de igualdade, de justiça e também de combate ao racismo. Nós estamos muito gratos com esse reconhecimento,” agradeceu Douglas.
Confira abaixo como foi a Sessão Solene.
Confira também o álbum completo de fotos da cerimônia, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Douglas Ferreira | REDE CÂMARA SP